Historicamente, o último dia da janela de transferências na Europa é o mais agitado de todos. Os clubes acabam negociando até os últimos minutos para tentar baixar (no caso de compra) e arrecadar (no caso de venda) mais. No Brasil, o fenômeno nunca foi tão forte quanto na última terça-feira (19).
Em pagos gaúchos, Nico López, ex-Nacional-URU, foi anunciado pelo Internacional por volta das 19h. O Inter temia não conseguir oficializar a documentação do atacante até às 23h59min e tratou o negócio como "quase impossível". No lado do Grêmio, Walter Kannemann (ex-Atlas e San Lorenzo) já estava contratado, mas foi apresentado ontem e também virou destaque no último dia da janela.
O nome que chamou mais atenção foi o de Diego. O meia foi anunciado pelo Flamengo após sair do Fenerbahce. O atacante de 31 anos já estrela campanha de sócios do clube e pode ser tratado como a maior contratação de toda esta janela brasileira.
O São Paulo tratou logo de contratar dois argentinos, a pedido do técnico e compatriota Edgardo Bauza: André Chávez (ex-Boca Juniors) e Buffarini (ex-San Lorenzo). Chávez chega para suprir as saídas de Alan Kardec e Calleri, enquanto o lateral-direito pode ser tratado como a contratação mais complicada desta janela.
Segundo a imprensa paulista, o San Lorenzo só aceitou a proposta do SPFC às 23h30min. A partir daí, o clube montou uma "força-tarefa" para regularizar a documentação do jogador até às 23h59min. Vale lembrar que, na última janela europeia, De Gea não foi contratado pelo Real Madrid por um atraso de um minuto, que fez com que o goleiro ficasse no Manchester United.
Além disso, ainda podemos citar as contratações de Aquino pelo Fluminense e Otero pelo Atlético-MG. Confira na lista abaixo a lista de nomes que movimentaram o último dia de janela no Brasil:
Atlético-MG: Otero (ex-Huachipato)
Flamengo: Diego (ex-Fenerbahce)
Fluminense: Aquino (ex-Independiente)
Goiás: Léo Gamalho (ex-Nacional-URU)
Grêmio: Kannemann (ex-Atlas)
Inter: Nico López (ex-Nacional-URU)
São Paulo: Buffarini (ex-San Lorenzo) e André Chávez (ex-Boca)
Sport: Ruiz (ex-Nacional-COL)
Vasco: Ederson (ex-Kashiwa Reysol)
Vitória: Federico La Torre (ex-River Plate)