Um belo gol de Jakob "Kuba" Blaszczkowski deu, nesta terça-feira, a vitória à Polônia sobre a já eliminada Ucrânia por 1 a 0, no Vélodrome, em Marselha, pela última rodada do Grupo C da Euro 2016. Com o segundo triunfo na competição, os poloneses chegam a sete pontos, ficaram com o segundo lugar atrás da Alemanha e avançam de maneira inédita à próxima fase da competição. O seu adversário nas oitavas de final será a Suíça.
O primeiro tempo da partida entre ucranianos e poloneses foi marcado pelo maior domínio das ações da Ucrânia, que apresentou um maior volume e, mesmo sem ser efetiva nas criações de jogadas, terminou a etapa inicial com mais de 60% de posse de bola. Porém, nada de marcar o seu primeiro gol na competição.
Leia mais:
CBF confirma partida entre Brasil e Bolívia na Arena das Dunas
Atacante peruano admite: gol que eliminou o Brasil foi de mão
Após saída de técnico, Shevchenko é cotado para assumir a Ucrânia
A ótima postura dos já eliminados ucranianos se manteve no começo da segunda etapa. No entanto, a entrada de Blaszczkowski, da Fiorentina, surtiu efeito rapidamente. Logo aos 9min, o ex-Borussia Dortmund fez um belíssimo gol, após receber na área, cortar para a canhota e acertar na gaveta da rede adversária.
A esta altura, a Polônia igualava o número de pontos da Alemanha, que já vencia a Irlanda do Norte por 1 a 0, no Parc des Princes. Sabendo que precisava de mais dois gols para terminar a primeira fase em primeiro do grupo, a equipe de Adam Nawalka se motivou e começou a tomar iniciativa. Mas em vão, até pela ofensividade dos rivais e um Lewandowski apagado.
No fim, triunfo suado da Polônia por um gol de diferença e o direito de, pela primeira vez em três edições disputadas, avançar às oitavas da Euro. O jogo com a Suíça marcado para este sábado, às 10h de Brasília, no Stade Geoffroy-Guichard, em Saint-Éttiene.