Os Estados Unidos garantiram vaga nas semifinais da Copa América na noite desta quinta-feira, após vencerem o Equador por 2 a 1, em um duelo quente do início ao fim. Jogando para um pouco mais de 47 mil pessoas no CenturyLink Field, em Seattle (EUA), os donos da casa contaram com gols de Dempsey e Zardes para avançarem. Arroyo fez para os equatorianos.
Os anfitriões do torneio esperam agora o vencedor do confronto entre Argentina e Venezuela para conhecer o adversário da próxima fase. Partida acontece na próxima terça-feira, às 22h, em Houston.
Leia mais:
Capitão dos EUA homenageia vítimas de Orlando com braçadeira nas cores da bandeira gay
Wianey Carlet: dois reforços em um momento de grandes dificuldades no Grêmio
Em ritmo de treino, Argentina bate Bolívia e pega Venezuela nas quartas
Empurrado pelo torcedor, a seleção norte-americana começou pressionando e quase marcou com Zardes, no primeiro chute da partida. No lance seguinte, os equatorianos responderam com Jefferson Montero em boa jogada individual, mas a bola foi subiu demais. Jogo era lá e cá, Wood foi mais rápido que Erazo e quase abriu o placar para os anfitriões.
Após tanto insistir o gol dos americanos veio com o artilheiro Dempsey. Jones cruzou na medida para o atacante, que cabeceou forte e sem chances para o goleiro adversário. Antes do intervalo, cada seleção teve uma boa chegada. Primeiro os donos da casa quase marcaram com Bedoya, e em seguida, os equatorianos viram Arroyo parar nas mãos de Guzan.
O segundo tempo começou quente, com um expulso para cada lado. Após forte falta em Bedoya, Antonio Valencia recebeu o segundo amarelo e em seguida Jones se envolveu na confusão e foi expulso direto. Dempsey levava perigo ao gol equatoriano, mas faltava caprichar na hora de definir as jogadas. Aos 19, o camisa 8 bateu cruzado e Zardes só empurrou para o fundo do gol.
Os equatorianos foram para a pressão e aos 28 conseguiram diminuir com Arroyo. Ayoví cobrou falta para a entrada da área e o camisa 11 bateu firme para estufar as redes de Guzan. Dois minutos depois Enner Valencia perdeu um gol inacreditável, desperdiçando a chance do empate.
Reta final de jogo era de total posse de bola para o Equador, enquanto os donos da casa apenas se defendiam. Já no fim, Brooks quase fez contra, mas a bola saiu raspando, assustando todo mundo. Com o resultado favorável, os norte-americanos conseguiram suportar a pressão equatoriana para ficar com a vaga nas semifinais.
LANCEPRESS!