Ouço um quadro de caos que vem dos lados de São Luiz do Maranhão. O Sampaio Correa está em crise técnica em 2016. Fez em torno de 60 contratações de jogadores em 6 meses. No campeonato regional, perdeu o título para o Moto Club. Na Série B, é lanterna, com quatro pontos em nove rodadas. Ano passado, terminou a competição em uma posição até razoável, oitavo. Casualmente a posição xavante atual. Antes de um jogo de 90 minutos, sabe o que tudo isso significa? nada.
Já enfrentamos um lanterna. Tupi, em casa, na oitava rodada. 1x0, gol do Felipe Garcia nos acréscimos. Hoje, outro lanterna. Menos mal que o Sampaio Correa, por jogar em casa, deverá dar mais espaço, até porque precisa desesperadamente da vitória.
O Brasil não terá mais uma vez o lateral Wender, suspenso pelo terceiro amarelo, e Felipe Garcia, também suspenso. Garcigol é o terceiro goleador da Série B, atrás de Nenê, do Vasco, e do nosso recente conhecido Bill, do Ceará. A ausência, principalmente do Garcia, expulso contra o Ceará, é uma notícia que equilibra um pouco as coisas com a aparente fragilidade do adversário de hoje.
O Brasil tem um bom goleiro, uma defesa para lá de razoável e um ataque com opções interessantes. Nosso problema está no meio campo. Mais precisamente na dupla de volantes, responsável por proteger a zaga e fazer a transição para o meio campo. Ao contrário dessas atribuições, temos visto falhas na proteção e ligações diretas da defesa para o ataque em alguns momentos dos jogos. O atacante Nena, por exemplo, tem olhado mais para o céu do que para o gol adversário, talvez pedindo ajuda a Jesus Cristo para receber uma bola decente. Na medida em que o treinador Rogério Zimermann alega que o grupo precisa ser poupado devido ao excesso de partidas e de longas e constantes viagens, chama atenção que a dupla de volantes, que não vem bem, ainda não tenha sido poupada, já que existem boas opções que merecem ser testadas. Um campeonato longo como esse, se presta também a experiências, por que não? e quanto mais cedo elas forem feitas, melhor. Para o treinador, para os jogadores e para a massa xavante.
Mas, e a escalação de hoje? Martini, Weldinho, Camilo, Teco e Marlon. Leandro Leite e Washington. Diogo Oliveira e Ramon, me parecem certos. No lugar de Garcia, ou Paraná, ou Nathan, ou o volante Marcão. A partida contra o Sampaio Correa começa às 21h, com transmissão da Gaúcha Zona Sul e Atlântida Zona Sul. Narração do Gustavo Manhago, comentários do Rafael Colling, reportagens do Raphael Gomes, e plantão do Marcos Bertoncello.