Enquanto aguarda a 3ª edição da Taça Santa-Mariense de Handebol, que será realizada em Santa Maria neste domingo, a equipe do Handebol Feminino Santa Maria (HFSM) recebeu uma visita para lá de especial. Alexandre Schneider, 51 anos, ex-técnico da seleção brasileira feminina da modalidade, esteve em treinamento do time no Centro Desportivo Municipal (CDM), na noite de quinta-feira.
– Minha mãe e um dos meus irmãos moram em Santa Maria. Desde o início do ano, uma das minhas filhas (Tamili, 17 anos) veio estudar em Santa Maria, jogou na equipe juvenil, e me aproximei do projeto. Quero colaborar e trazer mais experiência para o time. Tentar contribuir no desenvolvimento da modalidade no município – disse o santa-mariense Schneider, que é formado em Educação Física pela UFSM.
Em seu currículo, Schneider carrega participação como técnico da Seleção feminina principal na Olimpíada de Atenas, em 2004, foi campeão dos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em 2003, e, recentemente, comandou a equipe juvenil nas Olimpíadas da Juventude, na China, em 2014. Um ano antes, Schneider faturou o título da Liga Nacional com a grupo feminino do Concórdia, de Santa Catarina (foto abaixo). Atualmente, é coordenador de esportes na Universidade do Contestado. Neste ano, ele será um dos carregadores da tocha olímpica, em Concórdia (cidade onde reside), em 3 de julho.
Em Santa Maria, na década de 1980, Schneider fez parte do grupo da Adufsm que foi campeão nacional e integrou a seleção brasileira de handebol.
– Em Santa Catarina há um investimento maior por parte da própria prefeitura. Vejo que o esporte em Santa Maria não consegue ter uma continuidade por falta de apoio financeiro – comentou Schneider, que permanece na cidade até domingo.
A 3ª Taça Santa-Mariense de Handebol ocorre neste domingo, a partir das 8h, no Centro Desportivo Municipal (CDM). A entrada é gratuita. Oito equipes (entre elas, três de Santa Maria e uma de Rosário do Sul) entram em quadra pelo título.