O fã que acompanha NFL já está mais acostumado com as regras básicas do futebol americano. Mas um novo público terá a chance de conhecer o esporte no sábado, quando Juventude FA e Santa Maria Soldiers definem o novo campeão gaúcho no Gigante Bowl, que será realizado a partir das 18h no Estádio Beira-Rio.
O futebol americano é um esporte cheio de regras e detalhes, mas ZH apresenta 10 pontos básicos para quem está começando a apreciar o esporte ou que vai querer pelo menos entender o que está acontecendo no gramado do Beira-Rio no sábado.
Leia mais:
Tudo o que você precisa saber sobre o Gigante Bowl
Gigante Bowl ressalta crescimento do futebol americano no Rio Grande do Sul
Acesse o blog Prime Time para ler sobre a NFL
1) Um jogo de conquista de território
O objetivo principal do jogo é chegar à zona final (end zone) do adversário. Para isso, o time precisa avançar pelo menos 10 jardas a cada quatro descidas (jogadas). Quando o time consegue as 10 jardas, conquista a primeira descida (first down) e tem mais quatro tentativas para ganhar novas 10 jardas.
Exemplo:
– O time começa a campanha com a bola na linha de 20 jardas do campo de defesa. Ela terá quatro jogadas para chegar à linha de 30.
– A primeira jogada é uma 1ª para 10 (primeira descida, precisa conquistar 10 jardas para um novo first down).
– Se o time ganha cinco jardas, terá uma 2ª para 5 na linha de 25 jardas.
– Se, na 2ª para 5, ganha 10 jardas, terá uma 1ª para 10 na linha de 35 jardas.
2) Como saber quando é first down?
Nas transmissões da NFL (e no gif acima), é comum ver uma linha amarela adicionada eletronicamente para saber qual a marca necessária para a primeira descida. Como o Gigante Bowl não terá isso (e se você for ao estádio, não há esse recurso), a base para saber quando é first down é o "pirulito" na beira do gramado. É ele que determina oficialmente o ponto do objetivo para a nova primeira descida.
3) Hora de devolver a bola ao adversário
Cada time tem quatro descidas para conquistar as 10 jardas. Se não conseguir, devolve a bola para o adversário no ponto onde a jogada terminou. Por isso, é comum os times utilizarem a quarta descida para chutar um punt.
O punt é chutão para fazer com que o adversário comece a sua campanha em uma posição de campo pior.
Outra alternativa comum em uma quarta descida é o field goal. Quando o time está perto da end zone, mas não consegue o touchdown, pode dar um chute entre as traves que vale três pontos.
4) Um passe para frente por vez
O futebol americano se originou do rúgbi, que não permite passes para frente (só para trás ou para o lado). Com a evolução da regra, passou a ser permitido um passe para frente pelo ataque. Mas apenas um. O ataque tem a liberdade para passar para trás ou para o lado quantas vezes quiser, mas o passe para frente é limitado a um por jogada.
5) Três times em um
Cada equipe tem 11 jogadores em campo por vez. Mas os jogadores são especialistas. Ou seja, diferentemente do futebol, basquete ou vôlei, há atletas específicos para ataque, defesa e times especiais (chutes e retornos). Como as substituições são ilimitadas, todo o time de ataque sai na hora da defesa entrar em campo e vice-versa. Assim, uma equipe de futebol americano tem três times em um.
6) Como pontuar
O futebol americano tem várias formas de pontuação. A mais importante é o touchdown, que vale seis pontos e dá o direito a uma conversão extra (chute entre as traves, que vale um, ou um minitouchdown, que vale dois). As outras formas comuns de pontuação são o field goal (três pontos) e safety (dois pontos).
Outras formas menos comuns de pontuar ocorrem nas situações de conversão extra depois do touchdown: retornar para um minitouchdown a tentativa do adversário (dois pontos) ou o chamado one-point safety, que segue a mesma lógica do safety normal, mas vale menos por ocorrer durante a conversão.
7) E se der empate?
Uma decisão como o Gigante Bowl não pode terminar empatada. A regra do futebol americano internacional para a prorrogação é diferente da NFL. Cada time terá direito a uma campanha ofensiva a partir da linha de 25 jardas do campo de ataque. O time que pontuar mais vence o jogo.
Se, depois de uma campanha ofensiva de cada lado, o empate persistir, cada time ganha uma nova chance até que seja determinado o vencedor.
8) As bandeiras jogadas pelos árbitros
É comum ver os árbitros atirando bandeiras no chão. E elas são de cores diferentes. As bandeiras amarelas indicam que o árbitro viu uma falta na jogada – e ele só apita quando a jogada está encerrada. As bandeiras pretas indicam que a bola está solta ou que houve troca de posse de bola de um time para o outro.
Em jogos em que há recurso de revisão eletrônica, os técnicos ainda têm uma bandeira vermelha, que serve para desafiar a marcação da arbitragem em campo.
9) As regras diferentes na NFL e no futebol americano internacional
Há muitas regras diferentes entre a NFL e o futebol americano internacional (que segue os comandos do futebol americano universitário dos Estados Unidos).
As principais diferenças estão no formato da prorrogação e no conceito de passe completo. No futebol americano internacional, o recebedor precisa colocar apenas um pé em campo depois de ter o controle da bola. Na NFL, é necessário ter os dois pés em campo.
Outra diferença importante: na NFL, um jogador com a bola que cai sozinho pode se levantar e seguir o jogo se não for tocado por um adversário. No futebol americano internacional, a jogada termina quando o jogador com a bola cai no chão, tenha sido tocado ou não.
10) Equipamentos de segurança
Você já deve estar acostumado aos padrões de segurança do futebol americano. Os equipamentos obrigatórios são capacete e ombreira. Mas há uma regulamentação geral que também indica o uso de espumas nas calças e protetor bucal.
*ZHESPORTES