O primeiro brasileiro campeão mundial de surfe parece ter reencontrado a sua melhor forma nas águas da praia do Postinho, na etapa do Rio de Janeiro. Na manhã deste sábado, Gabriel Medina escreveu seu nome na história ao ser o primeiro surfista a acertar um backflip em uma bateria do Circuito Mundial de Surfe.
Leia mais:
WSL decide adiar etapa do Rio para sábado no Postinho
Medina testa prancha tecnológica e aprova: "Já é o futuro"
Leia todas as notícias sobre surfe
O paulista já havia realizado a manobra em treinos, mas nunca durante um competição. Com o feito, Medina arrancou o primeiro 10 do evento e eliminou fácil, fácil, o também brasileiro Alex Ribeiro no round 2 (repescagem) da competição.
A manobra executada pelo brasileiro é considerada a mais difícil no mundo do surfe. Além dele, o americano Tim Curran e o havaiano Flynn Novak também já haviam completado o feito em um treinamento. O backflip acontece quando o surfista consegue aplicar um mortal para trás sem cair da prancha no retorno a água.
Praticamente perfeito no mar, Medina alcançou a somatória de 19.40 pontos dos 20.00 possíveis. Além do histórico backflip, o brasileiro voou mais uma vez em um aéreo que lhe rendeu uma nota 9.40 dos juízes, levando os brasileiros presentes nas areias cariocas ao delírio.
*ZHESPORTES