Johanne Defay conquistou seu segundo título da carreira na elite do Circuito Mundial de Surfe. A francesa bateu a havaiana tricampeã mundial Carissa Moore nesta terça-feira na ilha de Tavarua, e é a nova campeã da etapa de Fiji.
No caminho até a decisão, Defay barrou a líder do ranking, a americana Courtney Conlogue, antes da semifinal contra a sensação do evento, a havaiana Bethany Hamilton – surfista havaiana que perdeu um braço num ataque de tubarão. Com a vitória, Johanne subiu da sétima para a quarta colocação no ranking. Depois das meninas, será a vez dos homens competirem em Fiji, a partir do próximo domingo, 5 de junho.
Leia mais:
VÍDEO: Medina acerta backflip, tira um 10 e dá show no Postinho
Após eliminar Mineirinho, John John fatura o bi da etapa do Rio
WSL anuncia acordo para adquirir empresa de Kelly Slater que cria ondas artificiais
– Eu nunca tinha vencido uma bateria da Carissa (Moore) antes – destacou Johanne Defay – Ela é uma surfista incrível e vinha tirando notas acima de 9 nos tubos que surfou em cada bateria que disputou hoje aqui. Foi uma loucura ganhar dela nessas ondas fantásticas e estou muito feliz. Quero dedicar essa vitória para a minha família, porque eles ficaram acordados a noite toda assistindo o campeonato – completou.
No ano passado, Johanne Defay também fez bonito nas ondas de Cloudbreak, passando pela mesma Courtney Conlogue nas quartas de final, mas acabou perdendo para a sul-africana Bianca Buitendag nas semifinais.
– As ondas aqui em Fiji estavam fantásticas para nós este ano e estamos todas muito felizes por isso – disse Johanne Defay – Todas as meninas estavam arrebentando, mas eu senti que não estava sendo muito inteligente nas baterias que antecederam a final. Eu só estava conseguindo pegar boas ondas no fim para avançar, então eu queria começar forte na final – declarou.
Mas, na grande final foi Johanne Defay quem pegou as melhores ondas da bateria com notas 8,70 e 8,40. A maior recebida pela havaiana foi 6,67, que somou com o 4,03 da sua última onda para totalizar apenas 10,70 pontos, contra 17,10 da francesa. Esta foi a primeira final das duas competidoras esse ano e Carissa Moore se manteve em terceiro lugar no ranking, abaixo da australiana Tyler Wright e da americana Courtney Conlogue.
*ZHESPORTES