Depois de fazer o segundo melhor tempo, na sexta-feira, na semifinal da Copa do Mundo de Canoagem, que está sendo disputada na cidade de Racice, na República Tcheca, na Europa, e se classificar para a final, Gilvan Ribeiro e o colega de equipe Edson Silva, garantiram a sétima colocação no mundial, na categoria K2 200m.
A decisão ocorreu na manhã deste sábado, às 6h31min (horário de Brasília) e os canoístas terminaram a prova com o tempo de 32 segundos e 845 centésimos, quase o mesmo tempo obtido na semifinal de sexta-feira. Menos de meio segundo separaram os gaúchos do pódio.
– Hoje encerramos a participação no K2 200m, prova que irei disputar os Jogos Olímpicos. A 0,5 segundos da medalha e dos favoritos no Rio 2016, saio com um sentimento de vitória e motivação. Chegamos no topo, agora precisamos trabalhar forte para ganhar posições e, quem sabe, pensar em medalha olímpica – relatou Gilvan ao Diário de Santa Maria.
Leia também:
Gilvan Ribeiro vence final em Atlanta e garante vaga nos Jogos Olímpicos
"O garoto do bairro Campestre chegou à lua em seu caiaque"
Os atuais campeões olímpicos Yury Postrigai e Alexander Dyachenko, da Rússia, terminaram a prova na quarta colocação.
Gilvan chegará em solo santa-mariense nesta quarta-feira, por volta das 17h e deve ser recepcionado por amigos e membros da Associação Santamariense de Esportes Náuticos (Asena) na rodoviária.
Na quinta, uma carreata deve marcar a conquista do atleta, que garantiu a vaga olímpica inédita no último dia 21, nos Estados Unidos. A previsão é que a carreata comece às 9h30min, com saída da Gare e passagem pela Avenida Rio Branco, Rua do Acampamento, Avenida Nossa Senhora das Dores, Rua Euclides da Cunha e terminando na Rua Vereador Antônio Dias, no bairro Campestre do Menino Deus.
Essa foi a última competição internacional antes dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que começam em 5 de agosto.