Um dos mais charmosos autódromos do planeta será o palco da quinta etapa do MotoGP, neste final de semana, na França.
Uma legião espanhola deve invadir o circuito de Le Mans para acompanhar seus compatriotas. Afinal, desde 2012, só dá Espanha no topo o pódio. E, pela amostra do último treino, na sexta-feira, o país tem tudo para manter a escrita: dos nove primeiros no classificatório, os únicos "estrangeiros" foram os italianos Andrea Iannone (2º) e Andrea Dovizioso (5º), ambos da Ducati. O melhor foi Jorge Lorenzo (Yamaha), com Marc Márquez (Honda) em terceiro. Pol Espargaro (Yamaha), Aleix Espargaro (Suzuki), Maverick Viñales (Suzuki), Dani Pedrosa (Honda) e Hector Barbera (Ducati) vieram a seguir. O italiano Valentino Rossi foi apenas o décimo.
Leia mais
Nico Rosberg vence sua quarta corrida do ano no GP da Rússia
Vettel é punido com a perda de cinco posições no grid do GP da Rússia
Italiano Valentino Rossi vence MotoGP da Espanha
Com três vitórias (2010, 2012 e 2015), Lorenzo é o que se pode chamar de especialista no circuito de 14 curvas (cinco para a esquerda), cuja reta principal mede apenas 674m - quem sabe poupar equipamento tem tudo para se dar bem, pois freios e pneus são bastante exigidos. Seu companheiro Rossi também venceu três vezes, porém há muito mais tempo: 2005, 2008 e 2009. Márquez, ganhador em 2013/14, também se dá bem em provas travadas. Os três são os favoritos - "Doctor" Rossi, mesmo quando não vai bem nos treinos classificatórios, costuma se recuperar na prova. No campeonato, o trio também é protagonista. Líder com 82 pontos, Márquez não conseguiu acompanhar nas últimas duas provas Lorenzo, vice com 65 pontos, e Rossi, o terceiro (58).
Tendo na categoria principal apenas o inconstante Loris Baz, da Ducati, apenas o 15º no último treino, coube as franceses vibrarem na Moto2. Johann Zarco foi aplaudido pelo público ao ficar na pole provisória, seguido do suíço Thomas Luthi, ambos da Kalex. Na Moto3, o sul-africano Brad Binder e o italiano Romano Fenati, ambos da KTM, foram os mais rápidos.
Neste sábado, os treinos começam às 4h - os da categoria MotoGP têm início às 8h30min. No domingo, às 6h, a Moto3 dá início às provas valendo pontos, seguida pela Moto2, às 7h20min. A partir das 9h, os pilotos da principal categoria começam a disputar a quinta das 18 etapas previstas para o ano. O SporTV2 anuncia transmissão ao vivo. A próxima prova será no dia 22, em Mugello, na Itália.
Classificação
1º) Marc Marquez 82
2º) Jorge Lorenzo 65
3º) Valentino Rossi 58
4º) Dani Pedrosa 40
5º) Pol Espargaro 36
*ZHESPORTES