Se a Copa do Mundo é o grande show do futebol, os torneios continentais são um ensaio. Mas, para a Seleção Brasileira, o laboratório é mais para descarte do que convicção. Nos últimos 23 anos, considerando apenas a Copa América anterior ao Mundial, apenas em 1997 – quando o Brasil foi campeão, e o treinador Zagallo desabafou dizendo que teriam de "engoli-lo" – mais da metade do elenco chamado para a competição sul-americana disputou a Copa do Mundo.
Leia mais:
CBF confirma Brasil x Colômbia em Manaus, pelas Eliminatórias
Walace comemora pré-convocação pelo Twitter: "Só de estar ali, já me motiva muito"
Alisson, Grohe, Walace e Luan são pré-convocados por Dunga à Copa América Centenário
Nesta quinta-feira, às 11h, o técnico Dunga apontará 23 dos 40 pré-convocados para a Copa América do Centenário, de 3 a 26 de junho, nos Estados Unidos. E só há uma certeza: Neymar, a principal estrela do time, não será chamado – a CBF fez um acordo com o Barcelona para que o atleta seja liberado para a Olimpíada.
Na pré-lista do treinador, as surpresas foram a ausência dos zagueiros David Luiz e Thiago Silva, do lateral-esquerdo Marcelo e do goleiro Jefferson, que estiveram no elenco da Copa de 2014. Quatro jogadores da dupla Gre-Nal estão no primeiro esboço: Alisson, do Inter, e Marcelo Grohe, Walace e Luan, do Grêmio. Enquanto os goleiros têm a convocação quase assegurada, os jovens esperam que Dunga aproveite o torneio sul-americano para dar experiência a alguns jogadores com idade olímpica.
*ZHESPORTES