O croata Srna e o português Ricardo Ferreira foram os personagem da vitória por 4 a 0 do Shakhtar Donetsk sobre o Braga, nesta quinta-feira, que confirmou a classificação dos ucranianos para as semifinais da Liga Europa. Afinal, na partida em que tornou-se o jogador com mais partidas disputadas pela equipe (486) e foi muito homenageado pela torcida, Srna cobrou o pênalti que resultou no primeiro gol do jogo, iniciou a jogada do segundo e deu a assistência para o terceiro. Já Ricardo Ferreira saiu como o bandido, com dois gols contra.
Como vencera por 2 a 1 em Portugal, o placar agregado ficou 6 a 1 para o Shakhtar, que mandou a partida na cidade de Lviv, a 1,3 mil km de Donestk, a cidade-sede do clube, devido ao conflito entre Rússia e Ucrânia.
Leia mais:
Liverpool arranca virada histórica contra o Borussia e está na semifinal
Villarreal passa pelo Sparta Praga com tranquilidade e chega à semi
Michel Bastos diz ter sido chamado de "negro" por D'Alessandro
Depois de perder em casa a partida de ida por 2 a 1, o Braga não tinha outra solução a não ser partir para o ataque. E foi o que fez em um bom início de jogo, forçando a marcação, com maior domínio de bola e lamentando a não marcação de um pênalti a seu favor aos 15 minutos, quando Boly invadiu a área e foi derrubado, mas o árbitro considerou a jogada normal.
Aos 25 minutos, após uma falha de Marcelo Goiano, que furou em bola, Kovalenko recebeu pela esquerda e, dentro da área, foi derrubado por Matheus. Srna cobrou e abriu o placar. Este foi seu gol 48º pela equipe em 486 jogos.
O Braga se perdeu nos minutos seguintes e, por milgare, não levou o segundo gol aos 29, quando Facundo Ferreyra recebeu livre pela direita e tocou por cobertura, acertando a trave. O Shakhtar terminou o primeiro tempo trocando passes e aguardando algum erro de marcação do Braga para tentar ampliar. E foi o que ocorreu aos 41min: Taison tocou para Ismaily, que cruzou. Kovalenko, sem o goleiro na jogada, furou. Felizmente para os ucranianos, Srna cruzou novamente para a área, a bola passou por dois jogadores do Shakhtar e bateu no zagueiro Ricardo Ferreira, que marcou contra.
No segundo tempo, o Shakhtar continuou em cima. Antes dos 10 minutos, arriscou quatro chutes a gol contra nenhum do nocauteado rival português, e chegou ao 3 a 0 aos cinco minutos: Srna encontrou Kovalenko bem colocado, e este finalizou para as redes.
Daí em diante, tudo que o Braga queria era o fim do jogo, pois foi totalmente massacrado por um rival que perdeu várias chances de gol, mas ainda conseguiu ampliar aos 29 minutos. Os brasileiros Taison e Marlos infernizaram a defesa bracarense, e o ex-atacante do Inter cruzou para o argentino Facundo Ferreyra, que infiltrava pela esquerda. Ricardo Ferreira tentou tirar e marcou o seu segundo gol contra na partida.
*LANCEPRESS