No pioneirismo do técnico Fernando Diniz, o Osasco Audax impôs ao São Paulo uma dura e vexatória derrota. Neste domingo, em Osasco, a equipe da casa fez prevalecer seu futebol de toca de bola, fator que construiu a goleada por 4 a 1 e levou o time, pela primeira vez, à semifinal do Campeonato Paulista.
Não houve chances para os comandados de Edgardo Bauza. O argentino, dono de estilo pragmático ao extremo, repetiu praticamente a mesma formação que superou o River Plate na quarta-feira, mas o resultado passou longe. O Tricolor paulista foi envolvido com facilidade e, com postura incoerente com o jogo, contribuiu para o triunfo do "futebol total" proposto por Diniz.
Leia mais:
Atlético-MG empata com a URT e mantém vantagem da igualdade
Vasco vence o Fluminense por 1 a 0 e conquista a Taça Guanabara
Fora de casa, Caxias fica no empate em 1 a 1 com o Marau
Os dois gols do Audax tiveram grande contribuição da defesa, seja erros de Lugano, duas vezes, de Rodrigo Caio, ou de Denis. Ytalo se aproveitou e fez o time da casa ir para o vestiário em vantagem, mesmo que Calleri tenha descontado. Dos últimos nove gols do time, o argentino fez sete.
Esperava-se que o São Paulo voltaria elétrico para o segundo tempo, mas o balde de água fria veio logo aos cinco minutos, com o gol de Mike, após nova desatenção da defesa. A zaga do São Paulo parecia confusa diante do toque de bola apurado do Audax. A equipe vermelha não abria mão do estilo, mesmo que fizesse seu torcedor ver o jogo no limite entre a confiança e o desespero.
O 3 a 1 nocauteou ainda mais o São Paulo, que já criava pouco e vivia um drama a cada escapada do adversário. Ficou nítida a impressão de que Diniz desenvolveu muito mais seu jogo do que Bauza. O ultimato veio com o gol de Juninho, novamente sozinho: 4 a 1.
O São Paulo termina o Campeonato Paulista sem vencer um jogo sequer fora de casa. Na temporada, são 11 jogos como visitante, com quatro derrotas e sete empates. Ruim, sobretudo porque na quinta-feira a equipe decide a vida na Libertadores em La Paz, contra o The Strongest-BOL.
A equipe agora pode pegar o Corinthians, no domingo que vem, na Arena Corinthians, a não ser que o Palmeiras se classifique nos pênaltis nesta segunda-feira, contra o São Bernardo, ou que o time de menor expressão fique com a vaga. Neste caso, o Audax enfrentará o Santos.