Os jogadores do Riograndense saíram de campo encharcados, exaustos, mas com a sensação de dever cumprido. Na tarde desta segunda-feira, em partida que encerrou a 12ª rodada da Divisão de Acesso, o Periquito derrotou o São Gabriel por 2 a 1 e ganhou sobrevida em sua luta contra o rebaixamento. Os gols do Riograndense foram marcados por Zezinho e Alan. O São Gabriel chegou às redes com Márcio Reis.
Com o resultado, a equipe esmeraldina segue na lanterna do Grupo A, mas subiu a oito pontos e está a apenas dois do Inter-SM, que é o sétimo, com 10. O Santa Cruz, que também luta para não cair, é o sexto, com 12 pontos.
Dentro de campo, a bola pouco rolou. É que as condições apresentadas impediram o desenvolvimento do jogo. Gramado encharcado, embarrado, chuva e frio.
O jeito foi tentar a bola aérea ou arremates de longa distância. E foi assim em um chute de fora da área, que o meia Zezinho, aos 17 minutos do primeiro, abriu o placar nos Eucaliptos.
Porém, a vantagem durou sete minutos. Após cruzamento na grande área, a bola parou em uma poça, enganou a defesa do Riograndense, e o meia Márcio Reis empatou o confronto.
Melhores no jogo, os visitantes controlaram a metade final do primeiro tempo. Antes do intervalo, o técnico Lucas Fossatti promoveu a entrada do lateral William na vaga do atacante Renan Guerra para tentar barrar as investidas gabrielense. A mudança deu certo e o Periquito melhorou em campo.
No segundo tempo, o São Gabriel trocou o seu uniforme amarelo pelo branco, tradicional. O Riograndense voltou com a mesma encharcada e pesada camisa verde. Logo aos três minutos, o atacante Bahia perdeu um gol que poderia mudar a história do jogo. Ele recebeu cruzamento da direita, mas, na hora de concluir, tocou de peito e a bola passou com perigo.
A resposta do Riograndense veio aos nove minutos. Zezinho tentou repetir a dose e arriscou de longa distância. O goleiro Fernando defendeu em dois tempos. Aos 18, o lateral William entrou livre pela direita e bateu cruzado. A bola passou raspando a trave de Fernando.
Quatro minutos mais tarde, Alan "Gladiador" aproveitou cobrança de escanteio de Giliardi, subiu mais alto do que a defesa do São Gabriel e cabeceou para o fundo das redes para colocar o Riograndense mais uma vez em vantagem.
O São Gabriel ainda teve um gol anulado, aos 45 minutos do segundo tempo. Fim de jogo e muita comemoração de atletas e comissão técnica do Riograndense, que respira na Divisão de Acesso.
O próximo compromisso da equipe de Lucas Fossatti é na quarta-feira, às 15h30min, contra o Avenida, nos Eucaliptos, em jogo da penúltima rodada da primeira fase. Só a vitória interessa ao Riograndense. O São Gabriel volta a campo na quinta-feira, às 20h10min, diante do Inter-SM, na Baixada.
DIVISÃO DE ACESSO – 12ª RODADA
RIOGRANDENSE 2
Marcão; Moisés Baiano, Juninho, Axciel e Jorginho; Bilo, Zezinho, Giliardi (Joãozinho) e Alex; Renan (William) e Alan (Thiaguinho). Técnico: Lucas Fossatti
SÃO GABRIEL 1
Fernando; Thomas, Rogério, Carlão e Mancha; Amaral, Toto, Márcio Reis (Flávio Torres) e Paim; Sapeka (Tales) e Bahia (Felipe). Técnico: Gelson Conte
Gols: Zezinho (R), aos 17, e Márcio Reis (S), aos 24 minutos do primeiro tempo; Alan (R), aos 22 minutos do segundo tempo
Amarelos: Axciel e Alex (R), Amaral e Flávio Torres (S)
Arbitragem: Luciano Prudente, auxiliado por Franciel Horn e Alexandre Vicari
Local: Estádio dos Eucaliptos, em Santa Maria