O mundo do futebol segue reverenciando o holandês Johan Cruyff, que morreu na quinta-feira, aos 68 anos, após perder uma difícil batalha contra um câncer no pulmão. Considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos, ele foi exaltado por Pelé, o melhor da história, Maradona e Messi, que para muitos estão logo atrás do Rei do Futebol.
– Johan Cruyff era um grande jogador e treinador. Ele deixa um legado muito importante para a nossa família do futebol. Perdemos um grande homem. Podemos continuar o seu exemplo de excelência – ressaltou Pelé, por meio de sua página no Facebook.
Publicado por Pelé em Quinta, 24 de março de 2016
Johan Cruyff was a great player and coach. He leaves a very important legacy for our family of football. We have lost a...
Leia mais:
Lauro Quadros sobre Cruyff: "Era um cara de temperamento forte"
David Coimbra: Cruyff, um "Pelé branco"
Fifa lamenta morte de Cruyff: "Um dos maiores jogadores que o mundo já conheceu"
O tricampeão mundial pela seleção brasileira e Cruyff chegaram a se enfrentar uma vez, em 1974, em jogo que valeu o terceiro lugar do Troféu Ramon de Carranza, na Espanha. Naquela ocasião, com Pelé já na fase final de sua carreira, o Barcelona defendido pelo holandês goleou o Santos por 4 a 1.
Maradona, por sua vez, usou a sua página no Facebook para ressaltar que Cruyff será um jogador a ser lembrado para sempre como um dos maiores da história do futebol. O astro argentino postou uma foto na qual veste a camisa do Barcelona, clube que defendeu entre 1982 e 1984, e está ao lado do holandês.
– Nunca te esqueceremos, Magro – escrever o argentino em espanhol, italiano e inglês.
Publicado por Diego Maradona em Quinta, 24 de março de 2016
Johan Cruyff (1947-2016)Nunca te olvidaremos, Flaco...Non ti dimenticheremo mai, "Flaco"...We will never forget you, "Flaco"...
Messi também não poderia deixar de reverenciar Cruyff, pois o holandês ajudou a moldar o estilo de jogo e a filosofia que o Barça passou a adotar depois de sua chegada ao clube, pelo qual ganhou dois títulos como jogador e dez como treinador, entre eles o da Liga dos Campeões na temporada 1991/1992.
Sucinto, o maior jogador do mundo na atualidade ressaltou: "Outra lenda nos deixou hoje". Para ilustrar a frase, o camisa 10 postou uma foto de Cruyff enquanto jogador do Barcelona.
Publicado por Leo Messi em Quinta, 24 de março de 2016
Nos deja otra leyenda.Another legend has left us today.- LIO
No último dia 14 de fevereiro, na goleada por 6 a 1 que o time catalão aplicou no Celta pelo Campeonato Espanhol, Messi fez uma espécie de homenagem a Cruyff ao bater um pênalti de forma curiosa, repetindo o que o holandês fez em um jogo do Ajax, na Holanda, em 1982. Na ocasião, o argentino não finalizou para o gol e surpreendeu ao tocar para Suárez finalizar para as redes.
*ESTADÃO CONTEÚDO