Com um problema no olho direito, Novak Djokovic precisou abandonar seu duelo de quartas de final contra o espanhol Feliciano López, nesta quinta-feira, pelo ATP de Dubai. A eliminação forçada encerrou uma série de 17 finais consecutivas do sérvio, número um do ranking mundial. Djokovic já havia manifestado o problema no primeiro set e acabou desistindo de retomar a partida depois de perder a parcial por 6/3.
É a primeira vez que o líder do ranking fica de fora da decisão de um torneio desde janeiro de 2015, quando foi derrotado pelo croata Ivo Karlovic, também nas quartas de final. Desde então, Djoko conquistou 13 títulos, entre eles três Grand Slams (Wimbledon e US Open em 2015, Aberto da Austrália neste ano).
Leia mais:
Melo e Soares vencem Almagro e jovem brasileiro em 51 minutos
Semifinalista no Rio, Marcelo Demoliner alcança melhor ranking da carreira
– É muito triste ver um dos melhores tenistas da história ter que abandonar uma partida – lamentou López após a partida, dizendo que Djokovic lhe confessou sofrer uma infecção no olho. O espanhol enfrentará nas semifinais o cipriota Marcos Baghdatis, que mais cedo surpreendeu o também espanhol Roberto Bautista, quarto cabeça de chave, ao vencer por 7/5 e 6/0.
A principal surpresa do dia, além da desistência de Djokovic, foi a eliminação do tcheco Tomas Berdych, terceiro cabeça de chave, derrotado por duplo 6/4 pelo jovem australiano Nick Kyrgios, 20 anos, que vem embalado depois de conquistar seu primeiro título no circuito profissional no último domingo, em Marselha.
O australiano enfrentará na semi seu principal desafeto, o suíço Stan Wawrinka, número 4 do mundo. Em agosto de 2015, em Montreal, Kyrgios tentou desestabilizar o suíço em pleno jogo, ao falar em voz alta que sua namorada o traia com outro jogador.
*AFP