Em Daytona, EUA, 43 carros largarão na batalha de um campeonato que está sendo considerado o mais interessante dos últimos anos. Na semana seguinte, a categoria se desloca para Atlanta e depois para diversos autódromos norte-americanos.
Graças à TV - que permitiu ao mundo conhecer este fantástico fenômeno de tecnologia, emoção e "mass media" que é a Nascar (National Association for Stock Car Auto Racing - Associação Nacional para Corridas com Carros de Série) -, teremos mais uma vez o privilégio de estar em todas as partes dos Estados Unidos, vendo em close, por curvas e retas, o espetáculo dos possantes sedãs de três montadoras (Ford, Toyota e General Motors) se "esfregando". Desde a primeira prova, em 15 de fevereiro de 1948, vencida por Red Byron (Ford), as competições costumam levar milhares de torcedores a superpistas daquele país.
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Se, em seu início, eram permitidos apenas veículos de série para que pilotos amadores mostrassem serviço em carros de fabricação normal (ou "de estoque", daí a expressão Stock Car), desde 1971, graças à tecnologia disponível e a normas de segurança, os veículos não são necessariamente de estoque (montadoras fornecem motores e patrocinam as equipes, que colocam as bolhas de fibra de vidro com o aspecto do carro de rua). Pneus, por sua vez, são fornecidos pela Goodyear e construídos especialmente para a categoria. Os torcedores exigem disputas acirradas pelos primeiros lugares e isto os promotores entregam sem pestanejar.
Na verdade, os fãs que a categoria angariou pelo mundo inteiro participam durante 36 domingos por ano de um show todo especial, com um enredo cheio de emoções imprevisíveis e que se renova permanentemente.
Em 2016, não será diferente: o grid contará com sete campeões e veteranos como Greg Biffle em busca do título. Sem falar na chegada de jovens egressos das categorias de acesso, sedentos para mostrar trabalho. Em resumo, estamos diante de um reordenamento de forças, de um novo equilíbrio.
Fator que aponta para um final de temporada ainda mais excitante, com a decisão do título do ano da Nascar nos últimos metros da última volta da última prova.
*ZHESPORTES