De acordo com o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Francisco Novelletto, apenas três clubes (Tupi, Caxias e União Frederiquense) estão com os seus estádios em situação regular e, portanto, aptos a receber partidas da Divisão de Acesso.
Segundo Novelletto, o início da competição para 9 de março, data prevista caso a FGF recebesse pelo menos 10 laudos, está "praticamente" descartado.
Em Santa Maria, o Inter-SM ainda aguarda a liberação da Baixada junto aos bombeiros.
- Entre amanhã e quarta-feira, acredito que os bombeiros façam a vistoria no Estádio Presidente Vargas - espera o presidente do Inter-SM, Heriberto Marquetto.
Nos Eucaliptos, a casa do Riograndense, a expectativa de liberação do Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (APPCI) ao clube é de até o dia 5 de março. O São Gabriel já tem a liberação dos bombeiros. No entanto, ainda não teria enviado todos os laudos exigidos pela FGF.
- Não adianta dizer que tem. Eles (clubes) precisam apresentar na federação (FGF). Sei a dificuldade dos clubes. Mas, se não tiver 10 laudos completos, não dá para liberar (o campeonato). O Caxias tem a Série D pela frente. Quanto mais demorar, mais vai atrapalhar eles na Série D - afirmou Novelletto.
Conforme data inicial, a Divisão de Acesso deveria começar no próximo fim de semana. Porém, devido à falta de liberação dos estádios a FGF decidiu suspender a competição e ainda não remarcou o início do campeonato.