A campeã voltou! Depois de três anos sem títulos, Francesca Schiavone (132º) saboreou novamente o gosto de um campeonato. A italiana derrotou a americana Shelby Rogers (131º) por 2 sets a 1, com parciais de 2-6, 6-2 e 6-2 e é a campeã do Aberto do Rio. A ex-campeã de Roland Garros, em 2011, conquistou seu sétimo caneco na carreira e vai somar 280 pontos no ranking da WTA e deve subir muitas posições na classificação.
Rogers começou a partida muito mais sólida dos golpes da base e fechava seus games de serviço com facilidade. Já a italiana cometia mais erros e tinha dificuldades. Até que no quinto game, a americana conseguiu a quebra de serviço e, na sequência, abriu 4-2. Shelby manteve o bom ritmo e novamente quebrou o saque da rival para depois fechar a parcial por 6-2.
Leia mais:
Final de duplas do Rio Open pode ser composta apenas por brasileiros
Conheça a gaúcha Paula Capulo, destaque na arbitragem do tênis
Após o início do segundo set ser marcado por duas quebras de saque, uma para cada lado, Schiavone saiu na frente e fez 2-1. Aproveitando muitos erros da oponente, a ex-campeã de Roland Garros novamente quebrou o saque para abrir 3-1, e depois 4-1. Com o decorrer da parcial, a italiana não perdeu as chances e fechou por 6-2, levando a decisão para o terceiro set.
A terceira parcial começou a mais equilibrada da partida. Francesca Schiavone teve dois breaks no 2-1, mas Rogers conseguiu se salvar e empatar em 2-2. No entanto, no sexto game a italiana não desperdiçou a chance para quebrar o saque da adversária, que errava demais, e abrir 4-2. Sem dificuldades, a européia confirmou seu serviço, na sequência. Com a americana errando muito, a ex-campeã de Roland Garros quebrou novamente o saque da adversária e fechou a partida por 6-2.
No torneio, Francesca Schiavone passou na estreia por Tajana Maria (90º) e na sequência por Mariana Duque-Mariño (80º). Nas quartas, a italiana derrotou Cindy Burguer (187º) e nas semis Petra Martic (162º), até chegar na decisão e superar a americana.