O Spider está de volta mais uma vez. Depois de cumprir a suspensão de um ano por doping na luta contra Nick Diaz, Anderson Silva retorna ao octógono neste sábado para fazer a luta principal do UFC Fight Night 84 contra o inglês Michael Bisping. Em jogo, está o futuro da carreira do ex-campeão dos médios – que, mesmo aos 40 anos, ainda sonha em recuperar o cinturão. O evento tem início às 14h45min, e o card principal começa às 18h (de Brasília).
Leia mais:
10 motivos para acompanhar a volta de Anderson Silva
Busca da primeira vitória em mais de três anos
Como a vitória sobre Nick Diaz foi transformada em luta sem resultado pelo caso de doping, Anderson Silva não vence oficialmente uma luta há mais de três anos. Sua última vitória foi no nocaute técnico sobre Stephan Bonnar no UFC 153, em outubro de 2012. Na categoria dos médios, faz ainda mais tempo: desde a defesa de cinturão contra Chael Sonnen, no UFC 148, em julho daquele ano.
Horário ideal
Como a luta ocorre em Londres, e não nos Estados Unidos, o fuso horário facilitará a vida dos brasileiros. Se a maioria dos eventos do UFC invade a madrugada, o card de sábado será vespertino. A parte preliminar começa às 14h45min, e as lutas principais estão marcadas para às 18h _ tudo para se adaptar ao horário nobre europeu. Por isso, a luta entre Anderson e Bisping deve começar pouco depois das 19h.
Chance de voltar à briga pelo cinturão
Anderson Silva teve a revanche imediata contra Chris Weidman e perdeu novamente ao quebrar a perna. Se vencer Michael Bisping, o brasileiro tem boas chances de crescer na avaliação do UFC para tentar recuperar o título – principalmente porque o atual campeão é Luke Rockhold, com quem Anderson nunca lutou.
Primeira depois dos 40
Chegar aos 40 anos ainda em atividade é um feito em qualquer esporte que exija condicionamento físico – ainda mais quando o físico é a base, como no MMA. Anderson Silva fará sua primeira luta depois de virar quarentão em abril do ano passado. Ele terá que mostrar no octógono que ainda tem condições de estender a carreira.
Adversário em boa fase
Michael Bisping nunca foi um lutador regular no UFC – são cinco vitórias e quatro derrotas nas últimas nove lutas. Mesmo assim, o inglês vem em boa fase. Nos seus últimos dois combates, venceu C.B. Dollaway e Thales Leites – ambos por decisão. Vencer Anderson Silva seria o salto que Bisping buscou ao longo de toda sua estadia no Ultimate.
Bisping vai pagar pelo que falou?
Michael Bisping não chega a ser um Chael Sonnen ou um Conor McGregor, mas também aposta nas provocações para promover suas lutas. Brincou, por exemplo, com o fato do doping de Anderson Silva ter ligação com estimulantes sexuais. O sábado será a hora de ver se Bisping terá, dentro do octógono, força para consolidar as provocações.
Uma das últimas chances de ver o Spider
Por mais que tenha um físico privilegiado e uma carreira histórica, a aposentadoria está inevitavelmente próxima para o Spider. Aos 40 anos, ele disse que pretende fazer entre três e quatro lutas em 2016. Mas a luta contra Bisping é, sem dúvida, uma das últimas chances de ver o ex-campeão em ação.
Aposta comercial
O UFC decidiu fazer uma aposta comercial na luta entre Anderson Silva e Michael Bisping. Para os Estados Unidos, a luta não será exibida na TV convencional – seja aberta, por assinatura ou pay per view. O duelo entre os médios terá transmissão exclusiva do Fight Pass, uma alternativa do próprio UFC para aparelhos digitais. A ideia é popularizar e valorizar o produto. No Brasil, a transmissão será do canal Combate, em sistema pay per view.
Qual Anderson vai lutar?
Os fãs viram estilos diferentes de Anderson Silva ao longo das últimas lutas. Contra Stephan Bonnar e na primeira luta com Chris Weidman, o Spider foi mais provocador, lutando com a guarda baixa e aceitando golpes dos adversários – até ser nocauteado por Weidman e perder o cinturão. No duelo contra Chael Sonnen, o brasileiro teve um estilo mais sério e decisivo. Nas últimas duas lutas, na revanche contra Weidman e na vitória revertida contra Nick Diaz, o ex-campeão foi cauteloso, com a guarda alta e um padrão conservador.
Dois lutadores técnicos e bem preparados
O Bellator 149, que teve uma luta em marcha lenta entre Kimbo Slice e Dada 5000, mostrou que a preparação física e a técnica dos lutadores são fundamentais para suportar um evento de grande porte. Mesmo que sejam veteranos, Anderson Silva e Michael Bisping são lutadores altamente técnicos e costumam apresentar um bom condicionamento em suas lutas. Não há como não esperar um duelo em alto nível.
Card principal (a partir das 18h)
Anderson Silva x Michael Bisping (médios)
Gegard Mousasi x Thales Leites (médios)
Tom Breese x Keita Nakamura (meio-médios)
Francisco Rivera x Brad Pickett (galos)
Card preliminar (a partir das 12h45min)
Mike Wilkinson x Makwan Amirkhani (penas)
Davey Grant x Marlon Vera (galos)
Scott Askham x Chris Dempsey (médios)
Arnold Allen x Yaotzin Meza (penas)
Brad Scott x Krzysztof Jotko (médios)
Norman Parke x Rustam Khabilov (leves)
Norman Parke x Rustam Khabilov (leves)
Daniel Omielanczuk x Jarjis Danho (pesados)
Teemu Packalén x Thibault Gouti (leves)
David Teymur x Martin Svensson (leves)
*ZHESPORTES