Em reunião realizada na última semana da temporada de 2015, diretoria e comissão técnica do Santos decidiram que o elenco da equipe terá 33 peças nesta temporada. Destas 33, são 18 revelações das categorias de base do clube e 15 jogadores de fora, incluindo possíveis contratações.
Como Dorival Júnior utilizou 32 jogadores durante seus cinco meses de trabalho, o entendimento geral foi de que este número seria suficiente. O Santos ainda não oficializou nenhuma contratação. E pior: com a volta de jogadores emprestados e apenas sete saídas, o elenco está inchado, com 39 peças.
De 2015 para 2016, saíram Gabriel Gasparotto (empréstimo), Leandro (fora dos planos), Chiquinho (fora dos planos), Nilson (fora dos planos), Werley (sem acerto), Marquinhos Gabriel (sem acerto) e Crystian (fim de contrato). Assim, o elenco continua numeroso porque outros oito jogadores retornam de empréstimo e ficam à disposição de Dorival: Stéfano Yuri, Pedro Castro, Patito Rodríguez, Jubal, Diego Cardoso, Elano, Lucas Crispim e Rafael Galhardo. O caso deste último, aliás, é destacado.
Galhardo foi contratado pelo Santos em 2012, ao lado de David Braz em troca com o Flamengo por Ibson. Sem sequência de jogos como titular, ele passou 2014 emprestado ao Bahia e 2015 cedido ao Grêmio, mas nenhum dos clubes conseguiu comprar seus direitos econômicos ao fim dos empréstimos. Assim, o lateral-direito retorna ao Santos neste ano e cumpre seu vínculo até dezembro – a menos que o clube não o utilize como moeda de troca, já que possui Victor Ferraz e Daniel Guedes como opções para o setor.
Dos 39 nomes, alguns ainda têm chance de deixar a Vila Belmiro. Diego Cardoso, que tem proposta de empréstimo do Vila Nova, e Ledesma, que está insatisfeito pela falta de oportunidades em 2015, são os nomes que encabeçam a lista. Outros, como Serginho, Pedro Castro e Léo Cittadini, também receberam sondagens por empréstimo, mas ainda não decidiram o futuro antes da reapresentação, que será no dia 6.
A proporção de jogadores revelados na base e contratados de fora é semelhante ao que Dorival pretende em 2016. Hoje, dos 39 nomes, 23 passaram pelos times de baixo do Santos, e 16 não tiveram este histórico.
O Santos está no mercado e pode aumentar essa lista de 39 nomes em 2016. A primeira novidade deve ser Paulinho, que depende apenas da assinatura para ser oficializado, já que o Flamengo acertou a liberação por empréstimo de um ano. O clube ainda busca um meia-atacante para repor a perda de Marquinhos Gabriel, um centroavante para fazer sombra a Ricardo Oliveira e um ou dois zagueiros que reforcem o plantel.
Elenco atual do Santos:
Goleiros: Vanderlei, Vladimir e João Paulo
Laterais-direitos: Victor Ferraz, Daniel Guedes e Galhardo
Laterais-esquerdos: Zeca e Caju
Zagueiros: David Braz, Gustavo Henrique, Paulo Ricardo, Leonardo, Lucas Veríssimo e Jubal
Volantes: Renato, Thiago Maia, Lucas Otávio, Ledesma, Leandrinho, Alison, Fernando Medeiros e Valencia
Meias: Lucas Lima, Serginho, Rafael Longuine, Léo Cittadini, Vitor Bueno, Elano, Wesley e Pedro Castro
Atacantes: Ricardo Oliveira, Gabigol, Geuvânio, Neto Berola, Marquinhos, Stéfano Yuri, Patito, Diego Cardoso e Lucas Crispim
*LANCEPRESS