Após nove anos e meio, Diego Lugano voltará a ser jogador do São Paulo. O zagueiro de 35 anos acertou, nesta terça-feira, a rescisão com o Cerro Porteño, do Paraguai, em longa reunião no fim da tarde. Como já tinha tudo apalavrado com o clube paulista, Lugano depende apenas da assinatura de seu novo contrato para ser anunciado oficialmente pelo clube do Morumbi. O tempo do vínculo é de uma temporada, com possibilidade de renovação por mais um ano.
O encontro do uruguaio com os cartolas do clube paraguaio foi realizado em Assunção e durou aproximadamente três horas. Como apresentou uma proposta de salários mais altos do que recebia no time paraguaio (na casa dos R$ 280 mil), Lugano conseguiu a liberação sem pagamento de multa, mas não deixará o ex-clube sem uma compensação pela saída.
Ficou acertado que partidas amistosas entre São Paulo e Cerro serão feitas para que os paraguaios possam faturar com o negócio. As tratativas foram concluídas com o auxílio dos empresários Juan Figer, que cuida da carreira do zagueiro há mais de uma década, e Diego Seoane, que participou das transferências de Lugano para o Hacken, da Suécia, e para o próprio Cerro.
Com os tricolores, o uruguaio já tinha tudo resolvido desde o fim de dezembro do ano passado, quando a pressão da torcida por sua volta e os pedidos do técnico Edgardo Bauza fizeram a diretoria retomar o negócio. O presidente Carlos Augusto de Barros e Silva passou a falar abertamente sobre as tratativas e esperava ter tudo concluído até quarta-feira.
Lugano, agora, é o segundo reforço do São Paulo para a temporada. Também nesta terça, os dirigentes deixaram apalavrado o empréstimo de um ano do lateral-esquerdo chileno Eugenio Mena, liberado pelo Cruzeiro e que assinará o contrato nesta quarta. O ala, inclusive, já deve participar do primeiro treino do clube no ano.
No elenco são-paulino, Lugano deve ocupar a lacuna deixada por Rogério Ceni como capitão e líder. O uruguaio, que atuou pelo Tricolor de maio de 2003 a agosto de 2006, agora concorrerá com Rodrigo Caio, Lucão, Lyanco e Breno por uma vaga na defesa. Há ainda Luiz Eduardo, que tem contrato até o fim de fevereiro para terminar a recuperação de cirurgia no joelho esquerdo.
*LANCEPRESS