Neste sábado, o mundo do futebol vai parar para conferir se Zidane, 43 anos, mostrará como técnico a mesma capacidade dos tempos de camisa 10. A partir das 17h30min, o Real Madrid estreia seu novo e galáctico treinador contra o La Coruña. A coluna conversou com o repórter Jorge García Hernández, do diário esportivo Ás, um dos principais da Europa. Hernández passa a visão dos espanhóis sobre o técnico Zidane.
Real Madrid confirma demissão de Benítez e oficializa Zidane
O que significa para o mundo "madridista" ter Zidane como técnico?
Para a torcida madridista, ter Zidane no banco significa a possibilidade de que o clube encontre seu Guardiola ou seu Simeone. Com a diferença de que Zidane foi Bola de Ouro da Fifa. Muita gente pensa que os últimos meses de Ancelotti e a etapa de Benítez foram apenas um período de transição para que Zidane tivesse tempo de formar-se como técnico. É por isso que muitos sonham com que chegará a melhor etapa do Real Madrid. Na minha opinião, não será tão fácil assim.
Diogo Olivier: razão ou magia na escolha de Zidane para técnico?
Como você imagina que será a relação de Zidane, ele próprio um galáctico, com os galácticos do grupo?
Zidane tem a vantagem de ter sido uma estrela mundial e assim tem ganho rapidamente o respeito do grupo. Benítez não tinha essa vantagem, e Ancelotti ganhou o respeito sendo amável e próximo dos jogadores. Realmente, não há pista de como será o cara a cara de Zidane com as estrelas. Uma coisa é treinar os garotos da filial e outra gerir um grupo de jogadores que neste momento dão mais o que falar pelo que fazem fora de campo. Creio que é momento de que os referentes do Madrid mostrarem inteligência e confiarem em uma pessoa que conhece o êxito e a mentalidade dos jogadores mais importantes do mundo.
Zidane encara com empolgação "desafio difícil" no comando do Real Madrid
Como Zidane pensa o futebol?
A filosofia de Zidane é ofensiva. Seu time tentará ter a posse da bola e sempre mandar na partida. Quer que seus jogadores tenham sempre a iniciativa da partida. Seu sistema preferido é o 4-2-3-1, muitas vezes sem um volante defensivo, e também o 4-1-4-1, com um volante marcador. Sua intenção será sempre ter os jogadores de mais talento em campo.
*ZHESPORTES
Opinião
Leonardo Oliveira: a visão dos espanhóis sobre o técnico Zidane
Leonardo Oliveira
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project