A tenista alemã Angelique Kerber, sexta do ranking, voltou a surpreender e conquistou, neste sábado, o título do Australian Open ao derrubar a favorita Serena Williams, líder da WTA e hexacampeã da competição.
Kerber necessitou de 2h09min para superar Serena, vencendo a partida por 2 sets a 1, com parciais de 6/4 3/6 6/4 na lotada quadra Rod Laver, a principal de Melbourne Park.
A alemã conquistou o título ao disputar sua primeira final. Sua vitória impediu que a americana chegasse a 22 conquistas e empatasse em títulos com sua compatriota Steffi Graf, o que consagraria com a segunda melhor marca da história do tênis feminino - atrás apenas da australiana Margaret Court.
Foi apenas a quinta derrota de Serena em 26 finais de Grand Slam disputadas. Da última vez, a norte-americana perdeu para a australiana Samantha Stosur no US Open de 2011
Kerber é a quinta mulher a ganhar o torneio tendo salvado um match-point. Esta foi a primeira vez que a tenista venceu uma líder do ranking. A tenista alemã é apenas a segunda alemã a ganhar um Major na Era Aberta.