Os campeonatos estaduais começam neste final de semana e serão, para muitos clubes grandes, a principal atração do calendário até o início do Brasileirão, em maio. A situação do Rio Grande do Sul - com o Grêmio na Libertadores e o Inter apenas com o Gauchão pela frente - repete-se em outros centros do futebol brasileiro, como São Paulo e Minas Gerais.
No Paulistão, o Santos buscará o bi estadual enquanto vê seus rivais na disputa pela América. A equipe comandada por Dorival Júnior também tentará manter a escrita dos últimos anos para chegar à decisão pela oitava vez consecutiva: foram quatro títulos nos últimos sete campeonatos. Para isso, porém, precisa vencer o Estadual com um dos regulamentos mais confusos do país. Desde 2014, o Paulistão mudou sua forma de disputa e agora é jogado em grupos, com os times de cada uma das quatro chaves enfrentando somente os rivais dos outros grupos.
Além disso, o mando de campo dos clássicos e das finais é da Federação Paulista, e se mais de dois times da cidade de São Paulo avançarem às quartas de final, o time de pior campanha dentre estes terá de jogar em outra cidade por questões de segurança. O Paulistão também terá uma redução no número de participantes em 2017: passará de 20 para 16 clubes. Por isso, neste ano, caem seis times, e apenas dois sobem da Série A2.
Carioca tem disputa nos bastidores
No Rio de Janeiro, a briga maior promete ser fora de campo. Flamengo e Fluminense estão rompidos com a Ferj e apoiam a Primeira Liga, enquanto Vasco e Botafogo - finalistas no ano passado - são aliados do presidente Rubens Lopes. A federação mudou o sistema de mando de campo dos clássicos para o Carioca 2016, o que fará com que Vasco e Botafogo joguem os confrontos com a dupla Fla-Flu em casa, o que, no caso do jogo entre vascaínos e tricolores, remete à briga entre as duas direções por conta do local onde ficam as torcidas no Maracanã.
Dentre os principais Estaduais, o que tem o regulamento mais simples é o Mineiro: com apenas 12 times, o campeonato é disputado em turno único e classifica os quatro melhores para semifinal e final. E, neste ano, o Cruzeiro tentará aproveitar o fato de que o Atlético-MG estará focado na Libertadores para retomar a hegemonia em Minas Gerais.
Confira os diferentes regulamentos dos principais Estaduais:
*ZHESPORTES