A Primeira Liga vai ocorrer, independentemente da decisão da CBF de não aceitar a competição em seu calendário. Quem garante é o presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Delfim Pádua Peixoto Filho, um dos dirigentes que atuam para que o torneio saia do papel.
Dirigente diz que CBF não autorizará realização da Primeira Liga em 2016
Primeira Liga confirma as datas dos jogos da Copa Sul-Minas-Rio
Delfim rebateu, em entrevista ao DC neste domingo, a declaração do secretário-geral da CBF, Walter Feldman, que afirmou que a Primeira Liga não está liberada pela entidade:
- (Feldman) Não entende de futebol. Não manda nada. E a liga vai sair, já está decidido e acabou. A CBF querendo ou não, o Marco Polo (Del Nero, presidente licenciado) querendo ou não, a Primeira Liga vai sair.
A posição da CBF é que a primeira edição do torneio não poderia ocorrer nem mesmo em caráter amistoso, uma alternativa encontrada pelos clubes para evitar que uma punição por parte da entidade. No entanto, o presidente da FCF avisa que a Primeira Liga sairá neste molde, a contragosto da CBF.
- Nós vamos fazer o primeiro ano como uma competição amistosa, mas porque ainda é pequena. Só tem cinco datas. É mais para começar, e no ano que vem vamos fazer uma maior. Mas o Estatuto do Torcedor e a Lei Pelé nos garantem e não temos que dar satisfação a ninguém - garante Delfim.
O dirigente ainda diz duvidar que algum clube seja punido por estar na liga:
- Os clubes não podem ser punidos. Só quem pode punir é o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), que apoiou a competição, está fazendo uma comissão só para julgar casos da liga. Eu quero ver a CBF tomar uma decisão contra qualquer um desses 15 clubes que fazem parte da liga. Quero ver se a CBF tem coragem. Não está em condições de punir ninguém, tem que ficar quietinha. Quero ver punir um time grande. Estou pagando para ver.
A Primeira Liga tem três representantes na edição deste ano: Avaí, Criciúma e Figueirense. Na primeira rodada, o Tigre recebe o Cruzeiro, no dia 27 deste mês, enquanto no dia seguinte tem America-MG x Figueirense e Avaí x Grêmio.