A paixão por automobilismo e por esportes radicais fez o primeiro sargento d Exército, Luciano Villa, 36 anos, pedir licença do cargo para tocar um projeto pessoal: estimular a prática de esportes radicais em Santa Maria. Depois de conseguir a licença de interesse próprio _ em que abre mão de receber seu salário pelo período de dois anos _, ele fundou o Automóvel Clube de Santa Maria (ACSM), junto com outros oito amigos, no final de 2015. O clube tem sede no Hotel Fazenda Pampas, a antiga Cidade dos Meninos, no bairro Camobi. A ideia é reunir as mais diversas modalidades esportivas radicais, principalmente, automobilismo e ciclismo.
Leia mais notícias sobre automobilismo
- O nosso lema é "acelerando o coração do Rio Grande". A ideia surgiu porque há 15 anos eu e outros amigos competimos, mas precisamos ir para outras cidades praticar o nosso esporte. Santa Maria é uma cidade que tem uma localização privilegiada, todo mundo que vai competir em outras localidades têm de passar por aqui e não temos nenhuma pista. Sem falar que é uma cidade com muitos jovens e há essa necessidade - afirma Villa.
Leia mais notícias sobre velocross
A primeira competição e que, de certa forma, será a inauguração do clube está marcada para o dia 21 de fevereiro. O evento reunirá pilotos de jipes que correrão em pistas com diversos obstáculos como rampas e atoleiros.
Projeto
O projeto do clube é utilizar os quase 120 hectares do Hotel Fazenda Pampas para as mais diversas modalidades radicais. Por enquanto, estão previstas quatro pistas para as práticas de mountain bike, down rio e cross country, para apaixonados por ciclismo e também para velocross de motos, carros e jipes e também arrancadas.
Nas competições, a intenção é disponibilizar a infraestrutura no local para quem quiser acampar. Também haverá food trucks com uma diversidade de opções de alimentos.
Além dos dias de provas oficiais, que provavelmente acontecerão mensalmente, o clube também quer realizar treinamentos. Os treinos serão organizados sempre aos finais de semana e com a presença de ambulância e todos os outros aparatos de pista, como em uma competição oficial.
- Queremos profissionalizar o pessoal e transformar Santa Maria na capital do esporte radical, mas também propiciar ao pessoal um ambiente com emoção, seguro e familiar para todo mundo. Além de também contribuir para o desenvolvimento econômico da cidade, porque essas competições envolvem muitos setores - salienta Villa.
Quem quiser se associar ao clube deve entrar em contato pelo telefone (55) 3032-3030.