Mesmo após assinar uma resolução vetando a realização da Primeira Liga como competição oficial em 2016, o presidente da CBF, o Coronel Antonio Carlos Nunes, disse que nem sequer está inteirado sobre o assunto. Nunes foi indagado sobre os motivos do veto assim que chegou ao hotel da Conmebol, em Assunção, onde acontece a reunião do Comitê Executivo da entidade.
– Estou desde ontem (domingo) em São Paulo para a final da Copa São Paulo e vou me inteirar do que está acontecendo – disse Nunes, que emendou: – Depois vamos ver isso aí.
Primeira Liga diz que nota da CBF em "nada afeta a preparação e organização"
Sobre a possível decisão dos clubes de jogar mesmo com a posição contrária, Nunes respondeu:
– Aí é problema de cada um, né...
A delegação brasileira chegou com bastante atraso à sede da Conmebol, na reunião que vai tratar sobre a sucessão na entidade, que ficará a cargo do paraguaio Alejandro Domínguez. Esta é a primeira vez que o Coronel Nunes representa a CBF na Conmebol.
Delfim garante Primeira Liga sem aval da CBF: "Não há lei que proíba"
Assim que colocou os pés no hotel da entidade, fez questão de se apresentar:
– Nunes, CBF, Brasil.
Fique por dentro:
Qual é a posição da CBF sobre a Primeira Liga?
A entidade vetou a realização do campeonato neste ano, alegando que os jogos, em caráter amistoso, só podem ser realizados até 30 de janeiro, dentro do período de pré-temporada. Em nota oficial, a CBF salientou que não aceita a inclusão da Primeira Liga no calendário nacional de 2016, mas que vai trabalhar para oficializar a realização do torneio em 2017.
A Primeira Liga vai manter os jogos programados?
Em nota divulgada nesta segunda-feira, a Liga garantiu que a posição da CBF em nada afeta a realização dos jogos desta semana. Ainda, segundo o documento, o artigo 20 da Lei Pelé (que diz que os clubes podem organizar ligas regionais ou nacionais) dá autonomia aos participantes de disputar as partidas programadas até 31 de março sem prévia autorização da CBF.
Qual é a posição da Federação Gaúcha de Futebol?
O presidente da FGF, Francisco Noveletto, diz que não vai liberar o quadro de arbitragem da federação para a Primeira Liga após 30 de janeiro. Sobre possíveis punições aos clubes pela participação no campeonato, Noveletto diz que as sanções serão aplicadas pela CBF. Além disso, o dirigente se reunirá em um almoço hoje com os dois presidentes da dupla Gre-Nal para discutir a disputa do torneio.
A dupla Gre-Nal vai se manter na Primeira Liga?
As direções dos dois clubes seguem firmes na disputa do campeonato. O diretor jurídico do Grêmio, Nestor Hein, diz que a CBF não pode punir os participantes da Primeira Liga. O presidente do Inter, Vitorio Piffero, também defende a realização do torneio.
Que punições podem ser sofridas pelos clubes?
Até o momento, somente Flamengo e Fluminense foram ameaçados de punição pela Federação Carioca. Em assembleia na sexta-feira, a FERJ deliberou que, se os dois times participarem da Primeira Liga, serão multados com o valor da cota que receberiam pelo Estadual. Além disso, suas equipes de base seriam proibidas de disputar competições.