*ZHESPORTES
A tradicional lista de concorrentes ao destaque do ano no esporte elaborada pela revista Sports Illustrated em 2015 continha um nome estranho, de pouco conhecimento do público fora dos Estados Unidos e do mundo do turfe. Ao lado de figuras consagradas e populares como Lionel Messi, Usain Bolt, Novak Djokovic e Serena Williams, lá estava American Pharoah, um... cavalo. Pois, afora a estranheza inicial, foi mais do que justificada a indicação deste puro-sangue.
Leia outros textos da coluna De Fora da Área
American Pharoah se tornou o primeiro, desde 1978, a conquistar a Tríplice Coroa norte-americana, o conjunto das três maiores provas do ano. Tive a oportunidade de assistir a esta vitória no lendário hipódromo de Belmont Stakes, nos arredores de Nova York, em junho. Antes mesmo da prova iniciar, a atmosfera de expectativa para a prova era digna de uma final de campeonato. Afinal, um a um, todos os que tentaram conquistar a Tríplice nos últimos 37 anos haviam falhado.
Mais de 100 mil pessoas lotaram o hipódromo para torcer pelo puro-sangue de Kentucky, que já havia vencido o Kentucky Derb e o Preakness Stakes, credenciando-se assim a fazer história. Na apresentação, os cavalos desfilaram ao som da icônica "New York, New York", com a voz de Frank Sinatra dando o tom do espetáculo que estava prestes a acontecer.
O nome do favorito tinha uma curiosidade: sua grafia correta deveria ser American Pharaoh (Faraó americano), mas foi registrado de maneira equivocada (Pharoah) pelo seu dono, o empresário americano-egípcio Ahmed Zayat. A correção nunca foi feita e isso pouco importava naquela tarde em Belmont Stakes.
Quando American Pharoah entrou na reta final, a sua vantagem sobre os outros era gigantesca. O que ouvi então foram os gritos de milhares de pessoas vibrando como se fora um gol, um touchdown, uma cesta decisiva no último segundo ou um home run. A sua velocidade espantosa registrou o segundo melhor tempo da pista em todos os tempos. E o som daquela vitória esperada por 37 anos foi de arrepiar. Havia pessoas chorando e até policiais se abraçando, esquecendo das suas funções por um instante em nome da alegria.
Em 1973, o alazão Secretariat ganhou a Tríplice e marcou o melhor tempo do circuito até hoje. A sua vitória virou filme produzido pela Disney com a atriz Diane Lane e John Malkovich no elenco. Pois American Pharoah, o cavalo que um dia esteve em uma eleição ao lado de alguns dos maiores esportistas do mundo, vai seguir o mesmo caminho. Podem apostar.