Para 82% dos franceses, o atacante Karim Benzema, do Real Madrid, não tem mais seu lugar na seleção do seu país, por conta das acusações de chantagem contra Mathieu Valbuena, apontou nesta quinta-feira uma pesquisa do instituto Elabe, para a rádio RMC e a televisão BFMTV.
À pergunta: "para vocês, Karim Benzema ainda pode ser convocado para a seleção francesa", 50% dos entrevistados responderam "não, de jeito nenhum", e 32% "não, acho que não".
Ou seja, a maioria esmagadora aceita abrir mão do jogador que é considerado o melhor atacante francês da atualidade, a seis meses da Eurocopa, que os 'Bleus' disputarão em casa. Apenas 4% se disseram "totalmente a favor" do retorno do camisa 9 à seleção, e 14% "eventualmente a favor".
Benzema declara que caso Valbuena é um "mal-entendido"
A pesquisa foi realizada na terça e na quarta-feira, antes da entrevista que Benzema deu ao canal TF1 ir para o ar. No mês passado, o jogador de 27 anos foi indiciado por cumplicidade em tentativa de chantagem, e formação de quadrilha, correndo risco de ser condenado a cinco anos de prisão. Nem ele nem Valbuena fizeram parte da última convocação do técnico Didier Deschamps, para amistosos contra Alemanha e Inglaterra.
Valbuena diz que Benzema "indiretamente" recomendou pagamento aos chantagistas
Benzema ficou de fora, oficialmente, "por lesão", e Valbuena, "por não ter condições psicológicas" de jogar. Por conta do indiciamento, uma ordem de restrição proíbe Benzema de se aproximar do meia do Lyon, o que impede que os dois atuem juntos pela seleção. Na quarta-feira, na entrevista à TF1, Benzema se disse vítima de "bombardeio", mas deixou claro que ainda acredita num final feliz para esta história.
– Espero que tudo isso acabe bem, para Mathieu, para mim, para meu amigo (Karim Zenati, acusado de ser um intermediário dos chantageadores), e que possamos voltar à seleção para ganhar a Eurocopa – afirmou o atacante.
*AFP