De olho nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no ano que vem, Maria Portela brilhou no Grand Slam de Judô de Tóquio. A judoca, revelada em Santa Maria, subiu ao pódio ao conquistar a medalha de bronze na categoria até 70 kg.
Na competição de sábado, a atleta começou arrasadora ao vencer por ippon Lynn Mossong, de Luxemburgo. Depois, ela venceu os duelos contra a canadense Kelita Zupancic e contra a japonesa Karen Nun Ira. Nas semifinais, Maria perdeu para a japonesa Yoko Ono.
Leia mais sobre judô
A atleta se recuperou logo na sequência e aplicou novo ippon, dessa vez, em cima da marroquina Assmaa Niang. Este foi uma bom ano para a atleta, que se despede de 2015 com cinco idas ao pódio.
Ao longo do ano, Maria disputou nove competições e faturou um ouro, uma prata e três bronzes. No ranking internacional, a Raçudinha dos Pampas ocupa a 19ª colocação em sua categoria e é a melhor brasileira na classificação. Maria tem mais de 500 pontos à frente da sua concorrente no Brasil, a judoca Bárbara Timo, que está na 40ª posição.