O Santa Maria Soldiers nunca esteve tão perto de chegar aos playoffs da Liga Nacional de Futebol Americano. Neste sábado, às 14h, na sede do Grêmio Whirlpool, no Distrito Industrial de Joinville, em Santa Catarina, o time santa-mariense pode ficar muito próximo da vaga inédita na fase que equivale a uma semifinal.
Leia mais sobre futebol americano
O jogo está sendo considerado o mais importante da história de seis anos do clube de futebol americano da cidade. Os três técnicos do time sabem disso: o headcoach do Soldiers, Gustavo Petter, junto ao coordenador de defesa, William Moraes, e ao coordenador de times especiais, Guilherme Kieling , são os responsáveis pelas estratégias e análises dos adversários.
Leia mais sobre a Liga Nacional de Futebol Americano
Para tentar surpreender o rival, Petter é cauteloso ao revelar o que pretende contra o Joinville. Segundo ele, assim como no futebol mais tradicional, todo cuidado é pouco em um momento decisivo:
- Analisamos detalhadamente o último jogo do adversário. Mas também nos envolvemos com o cronograma fora de campo e em manter a gurizada focada - resumiu Petter.
William Moraes, conhecido como Will, sabe da responsabilidade que o grupo carregará na bagagem. Mas ele está confiante:
- O nível do futebol americano está aumentando no país. Sei que 95% das pessoas estão apostando nos Gladiators, mas estamos motivados - avisa Will.
O Gladiators já disputou as principais competições da modalidade no país e está retornando pela Liga Nacional. O clube catarinense foi desativado em 2013 por problemas financeiros.
- O nível da competição está muito bom. O time de Santa Maria é muito forte. Vai ser um embate bonito de se ver - diz Fernando Boing, um dos capitães da equipe de Joinville.
Para superar o trauma de 2014
Após o trauma de outubro de 2014, quando o ônibus da equipe quebrou em viagem ao Paraná em partida pela Liga Nacional _ e consequentemente, o Soldiers perdeu por W.O para o UFPR Legends_, o grupo espera, desta vez, chegar ao destino. O veículo que irá conduzir o time a Joinville, em viagem que deve durar entre 12 e 14 horas, será mais uma vez cedido pela prefeitura.
- Até sonhei com isso já. Se der alguma coisa, vamos a pé, mas jogamos - brinca o headcoach do Soldiers, Gustavo Petter.
A partida deste sábado é a penúltima da primeira fase. Quem vencer, praticamente garante classificação aos playoffs, já que o primeiro critério de desempate é o confronto direto, e somente o melhor colocado do grupo assegura um lugar nas semifinais (veja a tabela de classificação).
LIGA NACIONAL 2015
Conferência Sul
1º) Joinville Gladiators - 2 vitórias / 2 jogos / saldo +33
2º) Santa Maria Soldiers - 2 vitórias / 2 jogos / saldo +28
3º) Porto Alegre Pumpkins - 0 vitória / 2 jogos / saldo -23
4º) Porto Alegre Bulls - 0 vitória / 2 jogos / saldo -38