O Santa Maria Soldiers deu adeus às chances de classificação aos playoffs da Liga Nacional após derrota de 13 a 7 para o Joinville Gladiators, no sábado. Mas, apesar do tropeço em Santa Catarina, em partida da 3ª rodada da Conferência Sul, os treinadores reconheceram o empenho do grupo que encarou mais de 12 horas de viagem.
Leia mais sobre futebol americano
- Tínhamos um adversário muito qualificado e, ainda por cima, jogando na sua casa. Isso tem muito peso. Eles conseguiram encaixar o jogo corrido muito bem, cansando nossa defesa durante boa parte do jogo. Tiveram sucesso pois são jogadores grandes e fortes. Nossa defesa é considerada "pequena", porém muito ágil. E essa era nossa aposta, onde teríamos condições de pressioná-los e impor nosso jogo. Mas o campo pesado e escorregadio dificultou - avalia o coordenador de defesa do Soldiers, William Moraes, conhecido como Will.
Para o coordenador de defesa do Soldiers, a arbitragem também prejudicou o time gaúcho na partida:
- É uma derrota com dois sentimentos: frustração e alegria. Pois foi a melhor temporada do Soldiers desde seu início. Mas a certeza que em condições ideais de campo e uma arbitragem mais justa teríamos conseguido dar o espetáculo que o jogo merecia, e muito provável sairíamos com a nossa classificação. Porém, mesmo com toda dificuldade, tivemos, sim, a chance de vencer. Perdemos, sim, mas ganhamos muito como time. Após o vídeo do jogo poderemos analisar melhor. Mas a arbitragem era catarinense e as faltas e punições ao nosso time ajudaram muito o adversário. Isso dói muito - comenta Will.
Com o resultado e a consequente eliminação, a equipe já começa a pensar em 2016, apesar de ainda restar uma partida na Liga Nacional, contra o Bulls, em Santa Maria, no dia 7 de novembro.
- Temos muito orgulho da evolução do time no ano. Viemos de uma eliminação precoce no Gauchão e de uma derrota em um amistoso. E na Liga (Nacional) superamos os dois times da Capital e só perdemos a classificação no confronto direto. Isso nos dá uma motivação muito grande pra seguir trabalhando e a certeza de que essa nova comissão técnica, com o Petter, o Will e o Gui, está no caminho certo. Vejo o sucesso cada vez mais próximo com esse trio à frente do time - avalia Jean Ibaldo, jogador da linha ofensiva e um dos líderes da equipe.