Não há revista, coluna, vídeo ou conversa sobre corrida que, lá pelas tantas, não descambe para o tema "dicas para baixar seu tempo". Aí a gente lê pela milésima vez as mesmas coisas: alimentação, disciplina, hidratação, garra, sofrimento, superação, foco, alongamento. Me dá cãibra só de pensar.
Cansado da mesmice, vou na contramão. Depois de quase nenhuma reflexão ou estudo, depois de não ouvir os maiores especialistas e de desprezar as lições dos grandes campeões, elaborei uma exclusiva e revolucionária lista com dicas para aumentar seu tempo. Isso mesmo. Para correr mais devagar sem culpa, para desencanar do relógio e sentir um tipo diferente de prazer. Bora!!
1) Se estiver cansado, reduza o treino.
2) Se estiver muito cansado, não vá.
3) Se durante o percurso passar por algum lugar bonito, por uma praia ou esquina especial, reduza a velocidade e curta o momento.
4) Se encontrar um amigo mais lento durante a prova, segure a passada e faça companhia a ele. Seja o estímulo, a lebre, o gás que pode faltar-lhe na reta final.
5) Pense que depois da chegada tem a recuperação. Pense nos seus músculos. Corra com eles e não contra eles.
6) Se, durante a prova, entrar naquela zona do "sofrimento exagerado em nome da meta", saia dela imediatamente. Não vale a pena. Cante uma música bem alto depois de recuperar o fôlego.
7) Não pergunte para os amigos qual foi o tempo deles. E, se perguntarem o seu, responda, enigmático: "Quem vive de tempo é o Cléo Khun e a Maju Coutinho".
8) Depois de cruzar a linha de chegada, em vez de vomitar, se dobrar e cair no chão, dance. Pode ser um passinho de samba ou a coreografia da Macarena. Humilhe os sofredores. Você estará contribuindo para ummundo melhor.
9) E se, um dia, me contrariando, parcial ou totalmente, o que acabei de escrever, seja discreto, por favor. Talvez eu entre em outra vibe qualquer hora dessas.
*ZHESPORTES