No duelo entre italianas na grande final do US Open 2015 melhor para Flavia Pennetta, 26ª do ranking da WTA, contra Roberta Vinci, 43ª, algoz de Serena Williams na semifinal. Pennetta sagrou-se com a tenista mais velha a conquistar um título de Grand Slam.
Veja outras matérias de tênis
Notícias sobre Guga Kuerten
Depois da partida, Pennetta ainda fez um anuncio que deixou todos surpresos. Sem dar detalhes, ela disse que está se aposentando.
- Eu não poderia imaginar um melhor modo de terminar a minha carreira - declarou a campeã com os olhos cheios de lágrimas.
Em um jogo nervoso entre duas duas amigas dos tempos de juvenil, Pennetta precisou de 1h33min para fechar o placar em 7/6 (4) 6/2 tendo convertido quatro aces contra nenhum de Vinci, que cometeu 30 erros não-forçados contra 22 de Pennetta, que bateu 28 bolas vencedoras contra 21 de Roberta.
Amigas, campeãs juvenis de Roland Garros nas duplas em 1996, Flavia e Roberta iniciaram o jogo nervosas e com táticas diferentes das que aplicaram em suas semifinais, onde derrubaram, respectivamente Simona Halep e Serena Williams, as duas melhores tenistas da atualidade. Sem a postura agressiva das semis, as tenistas tiveram postura defensivas, Vinci buscava claramente induzir a amiga ao erro de backhand, enquanto usava de seu slice para determinar pontos, enquanto Pennetta arriscava bolas cruzadas e movimentar muito a compatriota no fundo de quadra em longas trocas de bola.
Em um jogo que começou com erros de Pennetta, foram os de Vinci que abriram a primeira quebra no quinto game a favor de Flávia. Pennetta abriu 4/2 no placar, mas viu a compatriota reagir, devolver a quebra de saque no oitavo game e igualar o placar. Em games táticos, as tenistas arrastaram a parcial para o tiebreak, que foi decidido a favor de Flavia, após erros de Vinci, que deram a mini-quebra de vantagem a ela.
Na segunda etapa, Pennetta entrou mais à vontade em quadra, errando menos e com a compatriota mais nervosa. Rapidadamente abriu 4/0 e duas quebras de vantagem, quando oscilou, viu Vinci devolver uma das quebrar reagir, mas para aí e voltar a ser quebrada após forehand vencedor de Flavia e fechar a partida.
*LANCEPRESS!

