Quando a fumaça cinza pairou sobre a casa do seu Noé da Silva, na Vila Maringá, em Santa Maria, dois exércitos imediatamente propagaram uma corrente de solidariedade. Um batalhão fardado de verde, e o outro, de azul. Juntos, eles começaram a reconstrução da residência consumida pelo fogo no início da tarde da última terça-feira.
O motivo para o início das chamas ainda é uma incógnita para a família Silva. Agora, pouco importa. O que fica de uma iminente tragédia, muito além dos escombros, é a lição de humanidade de dois grupos de Santa Maria. William Gabriel Ilha da Silva, o Will, é jogador do time de rúgbi da cidade e filho do seu Noé. O que desencadeou, por parte dos companheiros de equipe e amigos, uma parceria que ultrapassa as barreiras de dois esportes que, para muitos, são rivais. Mas não aqui em Santa Maria.
Eles não carregavam armas nem chegaram em tanques. Munidos de sacolas plásticas com cobertores, alimentos e roupas, atletas do Santa Maria Soldiers _ o time de futebol americano da cidade _ uniram-se aos do Universitário Rugby na Rua Hilda Conceição Berleze, região leste da cidade, no início da noite de quinta-feira. O objetivo era um só. E coube a um dos líderes do Soldiers, Jean Ibaldo, resumir o sentimento daquela tropa:
- Se andarmos de mãos dadas, só iremos crescer. Tenho a absoluta certeza de que vocês (Universitário Rugby) estariam nos ajudando da mesma forma se isso tivesse acontecido com um atleta do nosso time. Nós vamos colocar essa casa em pé.
Leia mais sobre futebol americano
Atitude nobre que rendeu lágrimas e aplausos em meio à escuridão e sob uma chuva fina que caía sobre os pedaços de tijolos espalhados no chão:
- Vou ser eternamente grato a vocês - resumiu Will, antes de cair no choro e ser abraçado pelos companheiros.
Agradecimento que também deixou o proprietário da casa com os olhos cheios de lágrimas.
- Só saímos com a roupa do corpo. Perdemos tudo. O que essa gurizada está fazendo é incrível - diz Noé da Silva, 79 anos, que trabalha como porteiro em Santa Maria.
Leia mais sobre rúgbi
Na tarde deste sábado, às 14h, um mutirão ajudará na limpeza dos escombros e na separação das arrecadações. Soldados e universitários estarão lá, mais uma vez. O Universitário Rugby é o atual campeão da segunda divisão do estadual da modalidade. O Soldiers atropelou o Porto Alegre Bulls na estreia da Liga Nacional 2015. A boa fase dos esportes irmãos em Santa Maria não é por acaso.
SAIBA COMO AJUDAR
- Companheiros de Will no Universitário Rugby Santa Maria criaram uma vaquinha online para arrecadar fundos para a compra de materiais de construção. Link: vakinha.com.br/vaquinha/ajude-o-will
- Também estão sendo recolhidas roupas masculinas G e GG, calçados 41 e 42, roupas femininas e calçados 37 e 38, móveis e comida
- Quem quiser contribuir com dinheiro pode depositar qualquer quantia na conta de William Gabriel Ilha da Silva, na Caixa Econômica Federal. Agência: 0501 013. Conta corrente: 00234016-5
- Contato pelos telefones (55) 9212-8289 ou (55) 9926-6654
O INCÊNDIO
- O incêndio destruiu a casa, na Vila Maringá, região leste de Santa Maria, por volta do meio-dia da última terça-feira. Segundo os moradores, o fogo teria começado em um dos quartos da residência, que fica na Rua Hilda Conceição Berleze. No momento do incêndio, havia seis pessoas na casa, mas ninguém ficou ferido. A família conseguiu tirar um sofá e dois colchões, o resto foi perdido. O fogo comprometeu a estrutura da casa, que é de alvenaria. A Brita Pinhal, ao saber do caso, ofereceu ajuda à família e carregou os entulhos. Um engenheiro deve fazer a avaliação do que restou no local e o que pode ser aproveitado na reconstrução.