A reunião entre representantes dos clubes para o retorno da Sul-Minas fez avançar a chance da recriação do campeonato regional para o primeiro semestre de 2016. Os dirigentes já agendaram um novo encontro: será no dia 21 de agosto, na sede do Atlético-MG em Belo Horizonte. No fim do mês, devem ser confirmadas as primeiras definições - como número de participantes e datas. O debate desta sexta-feira, na Arena do Grêmio, serviu para alinhar os clubes e levar uma proposta sólida à CBF e ao mercado.
- A reunião foi muito boa, muito produtiva. Avançamos muito, conciliamos todas as necessidades dos clubes, federações, CBF, possíveis parceiros de televisão. Evoluímos muito. A próxima reunião na sede do Atlético-MG já devemos ter notícias prontas para o mercado e para o público. Falta pouco. Conseguimos conciliar os interesses de todos os clubes envolvendo os quatro estados, além de Flamengo e Fluminense - disse André Luiz Macias, vice-presidente do Coritiba, que atendeu a imprensa após a reunião.
Na avaliação do representante do Coritiba, o ajuste de datas no primeiro semestre é o principal empecilho - além da Sul-Minas e dos estaduais, provavelmente alguns dos clubes envolvidos na competição terão participação garantida na Libertadores.
- Esse é o grande desafio. Por isso teremos três reuniões e mais duas semanas até a nova reunião. Sem nenhuma mágica, mas para criarmos algo que seja bom para todos - acrescentou Macias.
O encontro contou com 13 dirigentes de clubes do centro-sul do Brasil - eram cinco clubes de Santa Catarina e mais dois de cada um dos outros estados. Entre eles, estavam os presidentes da dupla Gre-Nal, Romildo Bolzan Júnior e Vitorio Piffero.
Representantes dos clubes na reunião:
Rio Grande do Sul
Romildo Bolzan Júnior, presidente do Grêmio
Vitorio Piffero, presidente do Inter
Santa Catarina
Nilton Macedo Machado, presidente do Avaí
Jandir Bordignon, vice-presidente da Chapecoense
Cláudio Gomes, diretor comercial e de marketing do Criciúma
Wilfredo Brillinger, presidente do Figueirense
Leonardo Roesler, advogado do Joinville
Minas Gerais
Daniel Nepomuceno, presidente do Atlético-MG
Valdir Barbosa, gerente de futebol do Cruzeiro
Paraná
Mário Celso Petraglia, presidente do Atlético-PR
André Luiz Macias, vice-presidente do Coritiba
Rio de Janeiro
Bruno Spindel, gerente de marketing do Flamengo
Carlos Cardoso, vice-presidente de interesses legais do Fluminense