Mayra Aguiar e Maria Portela subiram ao tatame ao mesmo tempo. Começaram a lutar quase na mesma hora e tiveram o mesmo resultado: a eliminação da competição nas oitavas de final do Mundial de judô em Astana, no Cazaquistão.
Judocas gaúchas se classificam para as oitavas-de-final do Mundial de Judô no Cazaquistão
Com alguns poucos minutos de diferença, por volta das 4h30min, Mayra, na categoria meio-pesado (78kg), começou o confronto na área 1. A gaúcha foi surpreendida pela polonesa Daria Pogorzelec e, com um wazari, a atual campeã mundial foi eliminada da competição. A derrota foi encarada com igual surpresa ao resultado da luta anterior, em que uma das favoritas, a campeã olímpica norte-americana Kayla Harrison também foi eliminada pela sul-coreana Hyun-Ji Yoon.
Penalber derrota atual campeão e fica com o bronze no Mundial de judô
Na luta entre Marias, a vitória foi da espanhola Bernabeu. Em um combate bastante equilibrado da categoria com até 70kg, o resultado foi decidido no golden score (tempo extra), no qual quem pontua primeiro decide o confronto. Uma punição para Portela a eliminou do Mundial.
Com medalhas, judocas da Sogipa retornam do Pan e projetam crescimento
Quatro atletas ainda representam o Brasil em Astana: Luciano Correa (100kg), David Moura (+100kg), Rochele Nunes (+78kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg). A competição segue até o próximo domingo.O Mundial Astana 2015 está sendo transmitido pelo SporTV, Esporte Interativo, ESPN e BandSports.
O Brasil já chegou a quatro disputas de medalhas e conquistou dois bronzes com a meio-leve Érika Miranda e com o meio-médio Victor Penalber. Foram ainda dois quintos lugares com os ligeiros Felipe Kitadai e Nathália Brigida.
*ZHESPORTES