Eduardo Menezes foi impecável em sua última apresentação desta quinta-feira. Sem cometer falta alguma na terceira volta, o cavaleiro santa-mariense por pouco não comemorou uma medalha de bronze no hipismo dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá.
Mesmo com o belo desempenho de Eduardo, o melhor entre os quatro representantes do Brasil nos saltos, a seleção brasileira terminou em quarto lugar na classificação geral por equipes e ficou sem medalha. O ouro foi conquistado pelo Canadá. A prata ficou com a Argentina, e o bronze, com os Estados Unidos.
Leia mais notícias sobre hipismo
No sábado, Eduardo e o seu cavalo, Quintol, voltam ao Caledon Equestrian Park, agora, na disputa por medalha na prova individual de saltos. Também integraram a seleção brasileira titular de hipismo Marlon Zanotelli, Pedro Veniss e Felipe Amaral. Ao todo, o quarteto brasileiro cometeu oito penalidades. Eduardo perdeu apenas um ponto, em sua segunda apresentação, e chega ao último dia de provas como o melhor cavaleiro entre os competidores.
Porém, nas finais, os 35 conjuntos que avançaram começam do zero. Ou seja, com as mesmas chances para conquistar o ouro.
Leia mais notícias sobre Jogos Pan-Americanos
Cria da Estância do Minuano, Eduardo Menezes saiu de Santa Maria aos 14 anos, rumo à profissionalização em Florianópolis, em Santa Catarina. Também morou na Bélgica, na França, no México e, atualmente, reside em San Diego, nos Estados Unidos, onde tem um negócio de compra e venda de cavalos e aulas de montaria.
Eduardo é o último representante de Santa Maria nos Jogos Pan-Americanos. Antes dele, Maria Portela, na categoria até 70kg do judô, medalhista de bronze, Gilvan Ribeiro, prata no K4 1.000 metros da canoagem velocidade, e Mariane Santos, quinta colocada no K4 500 metros da canoagem velocidade, também participaram do evento em Toronto, no Canadá.