Teve despedidas, liderança garantida, recorde e goleiro no ataque. Na tarde fria desta quinta-feira, o São Gabriel venceu o Inter-SM por 1 a 0 no Estádio Presidente Vargas na última rodada do pentagonal da Divisão de Acesso. O gol da partida foi marcado por Jeorge, que saiu do banco de reservas para garantir os três pontos e a melhor campanha da segunda fase ao time da Terra dos Marechais. O líder do Grupo D ficou com 18 pontos e invicto.
O São Gabriel deve voltar a campo na próxima quarta-feira pela 1ª rodada do quadrangular final. O adversário será definido apenas no domingo, já que três clubes ainda brigam por classificação no Grupo C - São Luiz, Glória e Brasil-Fa. No Grupo D, quem fará companhia ao São Gabriel na próxima etapa é o Guarani-VA, segundo colocado. Ao Inter-SM, que relacionou apenas 13 jogadores para o jogo desta tarde, restou pensar na Copa FGF sub-19, que começa em 1ª de agosto.
O último jogo de futebol profissional em Santa Maria no ano foi de muita marcação e de um bom nível técnico. O Inter-SM, mesmo eliminado, entrou no gramado com a intenção de deixar uma boa impressão aos cerca de 100 torcedores que foram ao estádio.
Leia mais notícias sobre a Divisão de Acesso
E, a equipe do técnico Lucas Fossati, conseguiu. Mesmo derrotado, o grupo alvirrubro criou inúmeras chances de gol, principalmente no segundo tempo. Aos 42 minutos da etapa final, um fato inusitado. O goleiro reserva Romário entrou no ataque. Nos cinco minutos em que permaneceu em campo, o camisa 13 cavou uma falta e ensaiou um drible para delírio da arquibancada.
Quebra de recorde e emoção
Antes do início da partida, o goleiro Goico, 39 anos, recebeu da Associação Avante Alvirrubro uma placa comemorativa pelos seus 213 jogos pelo Inter-SM. Ao ser relacionado, Goico ultrapassou Miguel, arqueiro da década de 90, como o goleiro que mais vestiu a camisa alvirrubra na história do clube.
Já no apito final, foi a vez de Vainer cair no choro. Capitão do time na partida, o jogador dá adeus aos gramados. Ainda na quarta-feira, o agora ex-jogador de 35 anos comunicou que irá se dedicar à família, em Imbé, no Litoral Norte do Estado.
- Estou muito feliz em encerrar a carreira no Inter-SM. Sinto como se fosse um cidadão de Santa Maria. Mas não está sendo fácil largar o futebol - admitiu Vainer, emocionado.
O jogo
Em campo, o São Gabriel teve mais posse de bola nos primeiros 45 minutos. No entanto, foi o Inter-SM que levou mais perigo ao goleiro Lúcio. Aos 19 minutos do primeiro tempo, Maurinho, em lance individual, quase abriu o placar.
O primeiro lance de maior intensidade dos visitantes veio aos 33, com o lateral-direito Pará, que arriscou de fora da área, mas Goico encaixou, no canto. Três minutos depois, Juninho Tardelli e Dionatan tentaram furar o goleiro gabrielense Lúcio, mas não conseguiram.
Aos 39, o zagueiro Carlão Farias, do São Gabriel, subiu mais alto que a defesa do Inter-SM e, por pouco, não marcou o gol gabrielense.
No segundo tempo, o técnico Gelson Conte resolveu mudar a sua equipe. E deu resultado. Aos 17, o atacante Jeorge, que entrou no lugar de Márcio Bambu, recebeu belo passe, livre de marcação, e deslocou o goleiro Goico para abrir o escore no Estádio Presidente Vargas.
Atrás no placar, o Inter-SM se atirou ao ataque. Aos 39, Bernardo chutou forte, de fora da área, e Lúcio voou para tocar em escanteio. Um minuto mais tarde, Jorginho entrou na área, mas chutou fraco, pressionado.
Nos minutos finais de partida, o técnico alvirrubro, Lucas Fossatti, promoveu a entrada do goleiro reserva Romário no ataque. Durante a semana, o jogador treinou na posição, caso houvesse a necessidade de ingressar ao gramado devido à falta de atletas no elenco - Inter-SM teve apenas dois atletas no banco para a partida. Apesar do apoio da torcida, o camisa 13 pouco pôde fazer em cinco minutos. Fim de jogo: Inter-SM 0 x 1 São Gabriel.
Os jogadores que permaneceram em Santa Maria para o duelo final do campeonato devem acertar a sua saída até a sexta-feira.
INTER-SM 0
Goico; Bernardo, Valdemar e Charles; Dionatan (Romário), Rafael, João Paulo, Vainer e Juninho Tardelli; Jorginho e Maurinho
Técnico: Lucas Fossatti
3-5-2
SÃO GABRIEL 1
Lúcio; Pará, Pablo, Carlão Farias e Thiaguinho; Edmilson, Edu (Amaral), Donovan, Marcio Reis e Alexandre (Bahia); Bambu (Jeorge)
Técnico: Gelson Conte
4-5-1
Gols: Jeorge (S), aos 17 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: João Paulo e Bernardo (I); Edmilson, Edu e Carlão Farias (S)
Arbitragem: Douglas Silva, auxiliado por Leirson Martins e Tiago Augusto Diel
Local: Estádio Presidente Vargas, em Santa Maria