O discurso virou prática. E, mais uma vez, o jogo foi decidido no detalhe, como antecipou o técnico Gelson Conte na sexta-feira. Na 2ª rodada do quadrangular final da Divisão de Acesso, na tarde deste domingo, o São Gabriel perdeu por 1 a 0 para o Guarani-VA e viu sua vida complicar no campeonato.
O gol foi marcado por Gustavo Xavier. A equipe da Terra dos Marechais ocupa a lanterna da competição, com duas derrotas em dois jogos. Restam mais quatro partidas na Divisão de Acesso. Na próxima quarta-feira, o São Gabriel viaja para Vacaria, onde enfrenta o Glória, às 20h.
Leia mais notícias sobre a Divisão de Acesso
Não bastasse as duas derrotas, o São Gabriel ganhou outro problema. O atacante Jeorge, titular do São Gabriel na Divisão de Acesso, sentiu uma lesão no joelho, ainda na partida contra o Brasil-Fa, e deve ficar fora dos gramados por, pelo menos, 15 dias. A tendência é que o atleta não atue mais pelo clube neste campeonato, já que a última rodada será em 5 de julho.
Na outra partida da 2ª rodada, Glória e Brasil-Fa ficaram no zero na tarde deste domingo, em Vacaria.
O jogo
Um público de 2,5 mil pessoas acompanhou 90 minutos de pouco futebol do time da casa. No primeiro tempo, as oportunidades de gol foram mínimas. Nem São Gabriel nem Guarani-VA conseguiram furar os bloqueios defensivos.
O primeiro chute do São Gabriel à meta adversária foi somente aos 20 minutos, mas sem perigo ao goleiro Rodrigo. Os lances de maior perigo foram em contra-ataques dos visitantes, principalmente com o veloz atacante Paulinho.
Nos 45 minutos finais, os visitantes aproveitaram a bola aérea para surpreender os donos da casa. Aos sete minutos, o lateral-direito Gustavo Xavier, do Guarani-VA, desviou de cabeça, após cruzamento, e abriu o placar no Sílvio de Faria Corrêa. Sem apresentar a mesma força e o bom futebol da fase pentagonal, o São Gabriel até tentou, mas não conseguiu buscar o empate.
Foi o quinto encontro entre as duas equipes na Divisão de Acesso: 1 vitória do Guarani-VA, 1 vitória do São Gabriel e três empates.
- O adversário teve uma bola e conseguiu vencer. Os atletas se dedicaram ao máximo. Mas, no momento crucial, pagamos caro. Agora é erguer a cabeça. Tem mais doze pontos em disputa - avaliou o técnico do Sâo Gabriel, Gelson Conte, reconhecendo a dificuldade em obter a única vaga em disputa ao Gauchão de 2016.
QUADRANGULAR FINAL - DIVISÃO DE ACESSO
SÃO GABRIEL 0
Lúcio; Thiaguinho, Pablo, Carlão e Tatto; Amaral (João Paulo), Toto, Márcio Reis e Donovan (Pará); Bahia e Thiago Souza (Alexandre)
Técnico: Gelson Conte
GUARANI-VA 1
Rodrigo; Gustavo Xavier, Ícaro, Léo Paulista e Otávio; Henrique, Alexandre, Carlinhos (Cristian) e Anderson Feijão; Tales (Edgar Alemão) e Paulinho (Lima)
Técnico: Fabiano Daitx
Gol: Gustavo Xavier (G), aos sete minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Léo Paulista e Gustavo Xavier (G); Bahia e Tatto (S)
Arbitragem: Eleno Todeschini, auxiliado por Maurício Penna e Antonio Padilha
Local: Estádio Sílvio de Faria Corrêa, em São Gabriel
CLASSIFICAÇÃO
1º) Guarani-VA - 4 pontos (2 jogos) (1 vitória) (saldo 1) (gols marcados 1)
2º) Brasil-Fa - 4 pontos (2 jogos) (1 vitória) (saldo 1) (gols marcados 1)
3º) Glória - 2 pontos (2 jogos)
4º) São Gabriel - 0 ponto (2 jogos)