Ele atuou os 90 minutos na tarde desta quinta-feira. Foi valente, deu carrinho, cruzou, chutou a gol. Não fez fol. Seu time perdeu por 1 a 0. Mas honrou a camisa, como sempre fez. E, ao apito final, Vainer Fernandes, 35 anos, caiu no choro. Ao término de Inter-SM e São Gabriel, em jogo válido pela última rodada da segunda fase da Divisão de Acesso, o lateral e meia pendurou as chuteiras.
Capitão do time na partida desta quinta-feira, o agora ex-jogador comunicou que irá se dedicar à família, em Imbé, no Litoral Norte do Estado.
- Estou muito feliz em encerrar a carreira no Inter-SM. Sinto-me como se fosse um cidadão de Santa Maria. Mas não está sendo fácil largar o futebol - admitiu Vainer, emocionado.
Leia mais notícias sobre a Divisão de Acesso
Uma de suas principais conquistas e lembranças nos gramados foi no próprio Inter-SM. Em 2008, Vainer ajudou o clube de Santa Maria a conquistar o título do interior no Gauchão. Um ano antes, em 2007, Vainer ajudou o Inter-SM a reconquistar um lugar na elite do futebol do Estado.
- Decidi terminar aqui porque é um clube que gosto muito, e é a minha quarta passagem pelo Inter-SM. É o time que me acolheu e onde tive um carinho especial do torcedor.
Vainer Fernandes é natural de Tramandaí e começou no futebol no Taquariense, de Taquari. Teve passagens por clubes como Brasiliense, Atlético-GO, América-RN, ABC, Avaí, Novo Hamburgo, Brasil-Pe, Pelotas, Santa Cruz e Riograndense.
Antes do início da partida, o goleiro Goico, 39 anos, recebeu da Associação Avante Alvirrubro uma placa comemorativa pelos seus 213 jogos pelo Inter-SM. Ao ser relacionado, Goico ultrapassou Miguel, arqueiro da década de 90, como o goleiro que mais vestiu a camisa alvirrubra na história do clube.