Joseph Blatter está isolado na presidência da Fifa. Vive a solidão dos que perderam o poder, mas ainda não deixaram a cadeira dourada. Perde amigos, companheiros e aliados todos os dias enquanto o cerco da Justiça dos Estados Unidos se fecha. Não será surpresa se ele deixar a Fifa nos próximos dias. Está abatido. Envelheceu anos em semanas.
Segundo FBI, conta de Ricardo Teixeira em Mônaco é suspeita
Nesta quinta-feira, manhã no Brasil, tarde em Zurique, endereço do seu gabinete, o presidente da Fifa aceitou a demissão do seu poderoso diretor de comunicação, Walter De Gregorio. Os dois eram muito próximos, trabalhavam juntos, um confiava no outro.
Justiça suíça confisca novos documentos e fecha cerco contra Blatter e Valcke
Gregorio conhece tudo sobre os bastidores da Fifa, o trabalho do Comitê Executivo, ninho dos dirigentes apanhados pelo FBI, entre eles o brasileiro José Maria Marin, preso na Suíça. Sabe que é quem nas principais federações de todos os continentes. Tem um controle absoluto sobre o passado dos dirigentes mais próximos de Blatter.
Zico condiciona candidatura à presidência da Fifa a mudanças eleitorais
A queda de Gregorio mostra a fragilidade de Blatter. Um dos seus mais imponentes escudos nos encontros com a imprensa deixou o ex-chefe sem a proteção habitual. Será substituído pelo francês Nicolas Maingot, ex-adjunto de Gregorio. Maingot não tem a força política de Gregorio.
Justiça americana quer propor delação premiada a Marin
O golpe de Gregorio não veio sozinho. Blatter sofreu mais um direto no queixo, tonteou. Ouviu ainda que o Parlamento Europeu pede a sua saída imediata da Fifa.
Segundo a AFP, "a proposta de resolução do Euro Parlamento, apresentada em conjunto pelas sete bancadas políticas da Assembleia, foi aprovada por ampla maioria dos deputados durante uma sessão plenária em Estrasburgo".
Os políticos europeus não querem apenas a saída de Blatter. Pedem uma eleição imediata e ainda apoiam as investigações penais em curso.
Fifa suspende processo de candidaturas para a Copa de 2026
*ZHESPORTES