As suspeitas em relação à transferência de Neymar do Santos para o Barcelona, em 2013, ganharam mais forças nesta quarta-feira. Segundo a rádio Cadeno SER, o Tribunal de Justiça da Espanha, chamado de Audiência Nacional, aceitou a denúncia do fundo de investimentos DIS, criado por Delcir Sonda e dono de 40% dos direitos do jogador na época, contra os clubes e o jogador por fraude e corrupção.
Segundo a rádio, "a Audiência Nacional admitiu uma queixa por corrupção e fraude" apresentada "por uma empresa chamada DIS que tinha os direitos sobre Neymar".
A acusação envolve o atacante brasileiro de 23 anos, seu pai, seu clube anterior, o Santos, assim como o Barcelona e dois dirigentes do clube catalão - o atual presidente Josep Maria Bartomeu e o antecessor Sandro Rosell.
A transferência teria acontecido por 83,3 milhões de euros - contra os 57,1 anunciados inicialmente. Assim, o DIS, que recebeu 6,8 milhões de euros dos 17,1 milhões que o Barça pagou ao Santos, deseja saber se também tem direito a uma parte do valor total da transferência, revelado pelo clube catalão no início de 2014, após uma denúncia de um de seus sócios na Espanha.
Bartomeu e Rosell foram indiciados por uma suposta fraude fiscal dentro da primeira ação judicial . A data do julgamento ainda não foi definida. O Santos também anunciou ações na Fifa contra o Barcelona, Neymar, seu pai e a empresa deste, Neymar Sports & Marketing, por irregularidades na transferência.
*AFP