A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) convocou 14 atletas para o Pan-Americano do Canadá, em julho. Entre os canoístas chamados estão dois da Associação Santa-Mariense de Esportes Náuticos (Asena): Gilvan Ribeiro, 26 anos, e Mariane dos Santos da Silva, 20.
A dupla de Santa Maria fará parte das equipes principais masculina e feminina, respectivamente, na modalidade de canoagem velocidade. O Pan-Americano do Canadá começa em 10 de julho e termina no dia 26.
Leia mais notícias sobre canoagem
Outros dois gaúchos também foram convocados para integrar a equipe de canoagem velocidade: Hans Malmman e Edson Silva, ambos de Guaíba. A disputa por medalhas na modalidade será na cidade de Welland, entre os dias 11 a 14 de julho.
Destaques de Santa Maria
Mariane é cria do Projeto Remar - atividade social destinada a crianças e adolescentes do bairro Campestre do Menino Deus, em Santa Maria. A canoísta está em Curitiba, local da sede da seleção brasileira, onde faz parte da equipe feminina permanente. Será a primeira vez que Mariane participará dos Jogos Pan-Americanos.
Gilvan é figura conhecida nas competições internacionais de canoagem. O atleta de 26 anos treina com o grupo principal da seleção brasileira desde o final de 2014 em Curitiba. Ao lado do irmão Givago, Gilvan é um dos fundadores da Asena e do Projeto Remar.
Com a Seleção, no mês passado, Gilvan participou das duas primeiras etapas da Copa do Mundo de Canoagem, em Portugal e na Alemanha. Em abril, Gilvan, Givago e Andrieli Estefani - outra atleta da Asena - ajudaram a seleção brasileira a conquistar o título do Sul-Americano, no Equador. Na ocasião, Gilvan faturou três ouros, um deles na prova individual de 500 metros.
Em 2011, no Pan-Americano de Guadalajara, no México, Gilvan e Givago conquistaram medalha de bronze no k2 200 metros. Os irmãos também são tricampeões brasileiros nos 1.000 metros.