O frio de menos de 10 graus que fazia em Venâncio Aires espantou os torcedores do Estádio Edmundo Feix, em Venâncio Aires. Quem não foi perdeu um grande jogo na noite desta quarta-feira. Apesar de ter perdido por 2 a 0, o Inter-SM pressionou o Guarani-VA, botou duas bolas na trave com Rodrigão e Chiquinho, criou várias chances, mas não conseguiu marcar. O confronto ficou interrompido por quase 10 minutos no final da etapa complementar, após confusão que começou nas arquibancadas e terminou dentro de campo.
O time da casa abriu o placar logo no início de jogo. Aos oito minutos, após cobrança de escanteio, Ícaro aproveitou bate e rebate dentro da área e fez 1 a 0. Depois de muita pressão do time de Santa Maria, veio o castigo. Aos 34 minutos, após cruzamento, Paulinho completou para o gol. Era o 2 a 0 do Guarani.
Após os jogos desta primeira rodada da segunda fase da Divisão de Acesso, o Inter-SM ficou em último lugar entre os cinco clubes do grupo. O time de Paulo Porto volta a campo neste domingo, às 15h30min, no Estádio Presidente Vargas, contra o Pelotas, ainda invicto na competição e que folgou nesta rodada.
O jogo
O primeiro tempo começou acirrado, com as duas equipes buscando o gol e abusando das faltas. Apesar do equilíbrio, o Guarani chegou ao gol logo cedo. Aos oito minutos, a dupla de zaga do time da casa construiu a jogada do gol. Léo Paulista cabeceou, após cruzamento de escanteio. Depois de defesa de Bastos, Ícaro completou para o fundo das redes e abriu o placar.
Depois de sofrer o gol, o Inter-SM foi pressão total. O time de Paulo Porto se jogou ao ataque e criou várias oportunidades de gol, mas não conseguiu sucesso. Logo depois, os santa-marienses criaram duas chances em menos de cinco minutos. Aos 12, Maicon Sapucaia cruzou e Rodrigão cabeceou na trave. Foi a melhor chance alvirrubra na primeira etapa.
Até os 30 minutos, o Inter-SM dominava o jogo, e o Guarani, esporadicamente, subia ao ataque. Aos 28, após cobrança de falta de Chiquinho pelo lado direito de ataque, a bola sobrou para João Paulo, no meio da área. A bola caiu na perna esquerda do lateral alvirrubro, que chutou fraco e a zaga conseguiu afastar.
Aos 34 veio o castigo para o time de Paulo Porto. Feijão lançou a bola por cima da zaga do Inter-SM em direção ao lateral Dagoberto, que cruzou. Paulinho só teve o trabalho de completar para o gol. Era o segundo gol do Guarani.
Seis minutos mais tarde o Inter-SM tentou responder com Rodrigão, que chutou em cima da defesa. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Sapucaia. Com o goleiro fora da meta, o meia do Inter-SM quase fez um golaço por cobertura, mas a bola passou por cima do gol.
Segundo tempo
A segunda etapa começou movimentada e com o mesmo panorama do primeiro tempo, com o Inter-SM pressionando e o Guarani-VA aproveitando os contra-ataques. Logo aos dois minutos, quase que o time alvirrubro descontou. Em falta frontal, Chiquinho cobrou bem, mas a bola novamente explodiu no travessão. Essa foi a única chance clara de gol nos primeiros 15 minutos do segundo tempo.
O Inter-SM voltou a pressionar somente aos 17 minutos. Vainer, que foi um dos principais jogadores alvirrubros, cruzou para a entrada da área, Diego Sapata chutou com perigo, mas a bola desviou na zaga. Um minuto depois, Rodrigão chutou forte e exigiu boa defesa do goleiro Rodrigo.
As boas chances vieram só mais de 10 minutos depois. Aos 35 minutos, Rodrigão cruzou, Maycon ia fazer o gol, mas o goleiro Rodrigo saiu nos pés do atacante do Inter-SM. A resposta do Guarani-VA veio cinco minutos depois. Tales tabelou com Rafael Bitencourt e chutou forte da entrada da área. Bastos voou no canto esquerdo e fez uma grande defesa.
Logo após esse lance, o jogo ficou paralisado por cerca de cinco minutos. Aproximadamente cinco torcedores do Inter-SM reclamaram que integrantes da torcida do Guarani-VA teriam invadido o espaço da torcida alvirrubra e atirado pedras. Os santa-marienses pularam o alambrado e invadiram o campo para tentar se proteger. Os torcedores foram escoltados pela Brigada Militar. Conforme informações preliminares, três torcedores do Guarani teriam sido detidos pela BM.
GUARANI-VA 2
Rodrigo, Dagoberto, Ícaro, Léo Paulista e Otávio; Henrique, Renan Couto, Feijão (Gustavo Xavier) e Carlinhos; Paulinho (Tales) e Lima (Rafael Bittencourt)
Técnico: Fabiano Daitx
INTER-SM 0
Bastos; João Paulo (Charles), Valdemar, Diego Rocha e Vainer; Adriano Alemão, Taffarel, Maicon Sapucaia (D. Sapata) e Chiquinho (Jorginho); Maycon e Rodrigão
Técnico: Paulo Porto
Gols: Ícaro, aos oito, e Paulinho, aos 34 minutos do primeiro tempo
Amarelos: Rodrigo, Otávio, Tales e Carilhos(G); A. Alemão, Vainer, Carlinhos, Diego Sapata, Taffarel, João Paulo, Maycon e Valdemar (I)
Arbitragem: Leandro Alflen, auxiliado por André Bitencourt e Luiza Reis
Local: Estádio Edmundo Feix, em Venâncio Aires