Filipe Toledo fez o Brasil esquecer Gabriel Medina, pelo menos neste domingo. Campeão do Rio Pro, a quarta etapa do Circuito Mundial (WCT), com vitória sobre o australiano Bede Durbidge, por 19,87 a 13,70, o paulista saiu da areia do Postinho rumo ao pódio sem pensar no que vem pela frente, mas convicto de que a conquista dará mais força ao Brasil para tentar subir ao topo do pódio pelo segundo ano consecutivo.
- É muito bom ganhar aqui. Sem dúvida, melhor que em Gold Coast (AUS). O momento é maravilhoso. Nós começamos o ano com o pé direito. Ainda tem muito para acontecer. É cedo para falar em corrida pelo título. Mas quero estar lá brigando por isso. Sem dúvida, esse ano haverá mais um brasileiro campeão do mundo afirmou o brasileiro de 20 anos, que já havia vencido a primeira etapa da temporada.
Leia mais notícias de esporte
Com o resultado, Toledo chega a 26.700 pontos no ranking mundial. No sábado, ele havia assegurado a vice-liderança. O australiano Mick Fanning foi eliminado na repescagem da quarta fase pelo compatriota Owen Wright e deixou a disputa com 20.950. Assim, perdeu o posto para o brasileiro.
Em bateria apertada, Gabriel Medina é eliminado no Rio de Janeiro
Ricardo Toledo, pai do surfista, tem a resposta para explicar o feito e a boa fase do filho: a felicidade do garoto. Mas ele também adota cautela ao prever até onde Filipe pode chegar na temporada.
- Ele está preparado é para ser feliz. Esse é o primeiro passo para tentar o título mundial. O ritmo forte vem dele, é natural. Ele sempre foi assim. Falo para ele fazer o que ele gosta, e aí, dá nisso - afirmou Ricardo.
Filipinho foi o oitavo brasileiro a se sagrar campeão de uma etapa do WCT no Brasil. Antes, Pepê Lopes (1976), Daniel Friedman (1977), Fábio Gouveia (1990), Teco Padaratz (1991), Peterson Rosa (1998), Jadson André (2010) e Adriano de Souza (2011) já haviam feito o mesmo.
A partir de agora, ele tem o desafio de manter a boa fase em outros tipos de onda, como as de Fiji, sede da quinta etapa do WCT, entre 7 e 19 de junho. No ano passado, o atual campeão Gabriel Medina levou a melhor no local.
*LANCEPRESS