Várias das principais jogadoras do circuito foram confirmadas em suas equipes para duelos das semifinais do Grupo Mundial da Federation Cup, maior competição de nações do tênis feminino, além de duelos dos playoffs do Grupo Mundial I e II - uma espécie de versão feminina da Copa Davis.
Maria Sharapova, número dois do mundo, é o destaque nas semifinais em duelo da Rússia contra a Alemanha no saibro coberto de Sochi. Pela primeira vez ela jogará dois confrontos seguidos da competição e vai liderar o time com Svetlana Kuznetsova, Anastasia Pavlyuchenkova e Elena Vesnina. Sharapova jogou apenas seis jogos da competição com cinco vitórias e foi a heroína da classificação diante da Polônia na primeira fase. As alemãs terão força máxima com Angelique Kerber, Andrea Petkovic, Sabine Lisicki e Julia Goerges.
A República Tcheca, atual campeã e vencedora de três dos últimos quatro anos do evento, vem com Petra Kvitova, sexta do ranking, Karolina Pliskova, Lucie Safarova e Barbora Strycova. Elas enfrentam a França da capitã Amelie Mauresmo, técnica de Andy Murray, que terá Alize Cornet, Caroline Garcia, Kristina Mladenovic e Pauline Parmentier.
Nos playoffs, a repescagem para entrar na elite em 2016, as americanas estão escaladas com as duas irmãs Williams, Venus e Serena, que já haviam ido para Pilará, na Argentina, em fevereiro. Elas irão para o saibro de Brindisi, na Itália, ao lado de Christina McHale e Alison Riske enfrentar as rivais Sara Errani, Flavia Pennetta, Camila Giorgi e Karin Knapp.
No duelo Polônia x Suíça, pela mesma fase, em Zielona Gora, na Polônia, sobre o piso duro e coberto, Agnieskza Radwanska lidera as donas da casa diante das visitantes que terão Martina Hingis para a dupla e primeira participação na competição após 17 anos. Os duelos ocorrem nos dias 18 e 19 de abril.
*LANCEPRESS