O Napoli deu um grande passo rumo às semifinais da Liga Europa ao golear o Wolfsburg por 4 a 1 na Alemanha, nesta quinta-feira, enquanto o atual campeão, Sevilla, saiu de uma situação complicada ao derrotar o Zenitde virada por 2 a 1.
O clube napolitano não é o único em situação favorável depois das partidas de ida das quartas. A Fiorentina quase saiu derrotada na Ucrânia, mas arrancou um valioso empate em 1 a 1 com o Dinamo Kiev, com um gol marcado nos acréscimos pelo senegalês Khouma Babakar.
No duelo menos atrativo do dia, o Bruges, da Bélgica, ficou no 0 a 0 em casa com outro time ucraniano, o Dniepropetrovsk. Na Volkswagen Arena de Wolfsburg, o time alemão mostrou-se inofensivo e foi literalmente devorado pelos comandados do espanhol Rafael Benítez, que recebeu um belo presente de aniversário no dia em que completou 55 anos.
Vice-líder da Bundesliga, o Wolfsburg foi surpreendido pelo quarto colocado do Campeonato Italiano, que estava mergulhado numa crise profunda, com apenas uma vitória nas últimas cinco partidas disputadas no certame nacional e uma eliminação frustrante nas semifinais da Copa da Itália na semana passada.
O primeiro gol napolitano, marcado aos 14 minutos de jogo por Gonzalo Higuaín, foi manchado por um toque de mão do argentino, mas os visitantes fizeram uma grande partida, mostrando muita solidez defensiva e precisão letal nas finalizações.
Depois do gol polêmico, Higuaín deu grande passe para o eslovaco Hamsik, que ampliou aos 23 e também anotou o terceiro, aos 19 do segundo tempo.
Hamsik foi substituído aos 30 por Gabbiadini, que mostrou que tem estrela ao anotar o quarto do Napoli de cabeça, apenas dois minutos depois de entrar em campo, enquanto o dinamarquês Niklas Bendner salvou a honra dos alemães.
Com o resultado, o Wolfsburg precisa vencer por quatro gols de diferença no jogo de volta, marcado para a próxima quinta-feira, no estádio San Paolo.
Garra espanhola
No outro choque do dia, o Sevilla mostrou muita garra para reverter uma situação bastante difícil. Jogando em casa, o time andaluz sofreu um gol de Ryazantsev aos 29 minutos de jogo, mas teve o mérito de buscar a virada nos minutos finais.
O colombiano Carlo Bacca, que começou no banco, deixou tudo igual aos 28 da segunda etapa, pouco depois de entrar em campo, no lugar do francês Kevin Gameiro, e Denis Suárez deu a vitória ao atual campeão aos 43 com um belo voleio.
O resultado não é ideal, já que o Zenit pode se classificar com uma vitória por 1 a 0 em casa na volta, mas, pelas circunstâncias da partida, o Sevilla saiu no lucro.
Outro time que mostrou poder de reação foi a Fiorentina, que dominou toda a partida no campo do Dínamo, levou um gol de Lens aos 36 numa das únicas investidas do time ucraniano, mas soube ser paciente para garantir o empate no apagar das luzes.
A Viola pode se classificar com um empate sem gols na semana que vem, em Florença.
Já o Bruges, único time ainda invicto na competição, chegou a criar algumas chances, mas esbarrou na retranca do Dniepro.
Resultados das partidas de ida das quartas de final da Liga Europa
Sevilla-ESP 2x1 Zenit-RUS
Bruges-BEL 0x0 Dnipro-UCR
Dinamo Kiev-UCR 1x1 Fiorentina-ITA
Wolfsburg-ALE 1x4 Napoli-ITA