Personificada no capitão Pereira, que ainda não viu o time sofrer gols enquanto esteve em campo, a força defensiva do Juventude terá mais uma grande teste neste domingo. Segurar o favorito Grêmio e surpreender nos contra-ataques é o desafio da equipe alviverde no primeiro jogo da semifinal, às 16h, no Estádio Alfredo Jaconi.
O time de Picoli foi o único a conseguir reverter a vantagem dos quatro primeiros colocados da primeira fase e eliminar o adversário longe de casa. Ao bater o Ypiranga por 2 a 0, com gols de Wallacer, ganhou confiança para os dois jogos contra o tricolor da Capital. No ano passado, em jogo único pelas quartas de final, o Ju acabou eliminado na Arena, ao perder por 3 a 0.
Não se trata de uma tarefa fácil. O favoritismo é todo da equipe da Capital, mas a consistência defensiva e o ótimo aproveitamento nas chances criadas nos grandes jogos do Estadual fazem o torcedor alviverde acreditar. Além disso, o Grêmio teve dificuldades contra o Novo Hamburgo, quando só passou nos pênaltis.
Após a classificação em Erechim, Wallacer chegou a definir que o Ju marca como time pequeno e ataca como time grande. Essa sintonia entre defesa e ataque e a entrega de cada atleta foram fundamentais para colocar o time na semifinal e serão ainda mais importantes nos próximos dois confrontos.
- O comportamento do setor defensivo é o responsável direto por tudo vem que acontecendo o Juventude. E isso falo de sistema, de todo mundo, pois todos atletas participam. Eles têm se doado, passado por cima de qualquer adversidade. Estavam preocupados em levar o Ju na semifinal, porque isso daria uma condição financeira também. O grupo está envolvido com a causa - resumiu Picoli.
O treinador fez questão de dizer que preferia enfrentar o Grêmio, especialmente pela visibilidade que os jogos trarão aos seus jogadores:
- Era o adversário que eu desejava. Senão, tudo o que os atletas se preocuparam, não tinha a mesma condição. Não estou desmerecendo adversário, bem pelo contrário, mas falando de realidade. Enfrentando o Grêmio, é uma. Contra o Novo Hamburgo, alguns poderiam pensar que era mais próximo, mas se for para ser campeão, tem que passar pelo Grêmio.
O Juventude, que terá o retorno de Helder, deve manter a base que enfrentou o Ypiranga. A única mudança será justamente na ala direita, com a volta do titular na vaga do suspenso Lucas.
A arbitragem neste domingo será de Daniel Nobre Bins. O confronto de volta será no sábado, dia 18, na Arena.
Gauchão
Juventude aposta na força defensiva para largar na frente do Grêmio na semifinal
Time alviverde terá o retorno de Helder neste domingo, às 16h, no Jaconi
Maurício Reolon
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project